Topo

Prêt-à-porter: veja as tendências apresentadas em Paris para o Verão 2015

01/10/2014 19h18

A semana de moda de Paris, que termina nesta quarta-feira (1), trouxe várias tendências para o verão 2015. Entre as dominantes da temporada estão as transparência, com cortes a laser e tecidos como chiffon, tule e rendas.

Versatilidade
A grife Nina Ricci apresentou modelos sensuais para noite em chiffon e com detalhes em renda. Em uma visão mais romântica, a coleção da Rochas trouxe vestidos etéreos com gaze e estampas florais. As técnicas a laser na fabricação de tecidos abriram uma ampla gama de possibilidades, como nos conjuntos brancos da coleção Kenzo. Um incrível corte a laser com fundo escuro consegue um efeito sombreado sobre um vestido claro assim. Já Balenciaga trouxe um quarto recurso, a malha em rede, enquanto Valentino mostra um vestido branco com estampas vegetais.

Prático e confortável
Sem complexidade, muitas vezes às custas da sofisticação e do poder de sedução, a moda abre cada vez mais suas portas para a roupa confortável, principalmente no caso das calças, que apareceram com cortes amplos. As peças esportivas também apareceram nas passarelas, com as calças de ciclista de Jean Paul Gaultier, Carven e Viktor&Rolf. A calça de jogging aparece sedosa em Sonia Rykiel, enquanto Alexis Mabille propôs uma bata em estilo boxeador. Dries Van Noten apresentou sandálias brancas muito confortáveis que contrastaram com o caráter onírico de sua coleção.

Camadas, flamenco e franjas
Voltam as camadas, muitas vezes sobrepostas em vários níveis sobre uma mesma saia. A tendência é marcada no desfile de Sonia Rykiel, que este ano trouxe ar fresco à sua coleção graças a um novo estilista. Em Sacai e Céline, as camadas também apareceram no estilo flamenco. O italiano Giambattista Vali acrescentou franjas às saias, outra tendência vista em várias passarelas de Milão e Nova York. Valentino também propôs camadas neste verão, em tons pastel.

Denim
A calça jeans, que nunca abandona as passarelas, segue firme em saias e outros looks. Em Kenzo, viu-se o icônico tecido na versão bruta do macacão de trabalho, em saia ampla abotoada e em conjunto com gorro e calça de jogging com aspecto gasto. Chloé propôs modelos completos em jeans e Stella McCartney cortou as calças em saias-calças e bolsas.

Sapato com plataforma
Principalmente em versão sandália, em Sacai, John Galliano e Saint Laurent, o salto plataforma dos 70 volta às coleções, às vezes com alturas que superam os dez centímetros.

A animação do amarelo
O amarelo solar vai brilhar neste verão para aquelas que sabem ousar com esse tom que muitas vezes intimida na hora de vestir. Há muito tempo não se via um tom radiante como este no mundo da moda. Em Balmain, apareceu emoldurado em preto; já Lanvin juntou o amarelo e o preto em estampas vegetais em um vestido de noite. Castelbajac ainda misturou abertamente o amarelo com vermelho, branco e azul, mistura chamativa que há anos é quase uma marca desse estilista.