Topo

Semana de Moda de Paris aposta em cores vivas e plissados para o verão

Hermés mostrou sua coleção Verão 2016 nesta segunda-feira (5) - AFP
Hermés mostrou sua coleção Verão 2016 nesta segunda-feira (5) Imagem: AFP

06/10/2015 11h23

O próximo verão terá plissados e cores vivas na composição do look feminino, segundo adiantaram as coleções apresentadas nesta segunda-feira em Paris por Hermés, Stella McCartney, Sonia Rykiel e Sacai.

Em seu segundo desfile para a maison Hermès, a diretora artística Nadège Vanhee-Cybulski quis dar um toque de "audácia". "Quis destacar a sensualidade do prêt-à-porter feminino", disse a estilista em entrevista à AFP. "É uma elegância sofisticada, mas ao mesmo tempo liberada, com certa audácia, que pode combinar um blazer com uma roupa de banho, um short com uma bolsa de cashmere". As saias plissadas aparecem com cinto largo. "É uma peça icônica da Hermès, mas às vezes causa medo nas mulheres porque é um pouco clássico. Quis empurrar a atenção para algo que gere mais desejo.", comenta.

Stella McCartney segue fiel a um guarda-roupa que combina feminilidade e conforto em uma coleção cheia de movimento e cores vivas. São vestidos longos de malha fina e gola polo com estampas grandes que acompanham o movimento do corpo. Apareceram também regatas e saias midi com transparência e sobreposição de listras amarelas, brancas e vermelhas.

Os plissados também apareceram na coleção da marca japonesa Sacai, mas o acessório que surpreendeu foram as bandanas nessa coleção de Chitose Abe, com variações em torno da bandana como acessório, presente em bordados sobre túnicas transparentes, estampadas em saias longas ou os dois ao mesmo tempo.

As amazonas de Giambattista Valli usam minissaias com jaquetas bordadas ou estampadas com temas florais ou gráficos. Sandálias gladiadoras amarradas até os joelhos dão um toque de segurança. À noite a mulher de Valli é mais lânguida, com looks mais longos e fluidos, de seda e em cores vivas.

Para o desfile da maison Sonia Rykiel, Julie de Libran imaginou looks de linhas muito fluidas. A paleta vai do preto ao branco, passando pelo azul marinho e o laranja. Plissados ou não, os vestidos deixam um ombro à mostra ou até os dois. Pulôveres com mangas amplas aparecem combinados com saias curtas ou longas e sandálias nos pés.

Com tiara nos cabelos e botas Wellington, a jovem Saint Laurent, concebida por Hedi Slimane, aposta no jeans e impermeável ou num delicado vestido de renda preta sob uma jaqueta esportiva militar ou de couro, calça jeans ou com estampas de leopardo.