Moda

Chanel resgata tradição artesanal com costureiras na passarela de Paris

Getty Images
Chanel mostrou a coleção Inverno de alta-costura nesta terça-feira (5) Imagem: Getty Images

06/07/2016 12h50

A alta-costura reivindicou sua excelência artesanal na coleção de Karl Lagerfeld para Chanel apresentada nesta terça-feira (5), enquanto a indústria da moda vive uma era de mudanças.

Um dia depois da maison Dior usar os códigos do legado de seu fundador com uma coleção de branco e preto, Lagerfeld fez o mesmo com um desfile que colocou em cena as costureiras dos ateliês da Chanel.

As modelos perambulavam pela passarela enquanto, em segundo plano, se via as funcionárias da confecção, engomadeiras e "petites mains" (como são chamadas essas verdadeiras operárias da moda) costurando, cortando e alfinetando. "Sem essas damas, a alta-costura não existiria", disse Lagerfeld. "É divertido que a gente possa ver como se faz o grande luxo."

A coleção de 70 looks teve múltiplas variantes do famoso "tailleur" inventado por Coco Chanel, com a inovação para o Inverno 2017 de ombros chanfrados.

A reivindicação da tradição artesanal e de seu legado soou como uma marcação de território por parte das duas maiores maisons da moda francesa, Dior e Chanel.

A tática é importante principalmente frente aos ventos de mudanças sobre a indústria causados pelo fast fashion e marcas iconoclastas como Vetements, que estão alterando o calendário tradicional das temporadas para aumentar a renda.

Getty Images
As "petites mains", como são chamadas as costureiras da marca, estavam na passarela Imagem: Getty Images


"Isso é verdadeiramente artesanal, não são peças por si só", disse Lagerfeld. "No tenho nada contra a 'fast fashion', mas isso é outra história", disse o "kaiser" da moda.

Fazer, sonhar e vender
O cenário de seu próprio ateliê no desfile montado no Grand Palais --o verdadeiro está a poucas seis quadras dali, na rue Cambon-- incluiu apenas as costureiras e não as dezenas de artesãs que trabalham plumas, plissados e couro, e que participam da fabricação de cada modelo de alta-costura.

Como Lagerfeld não dá ponto sem nó, exibir a árdua tarefa de fabricação dos modelos (alguns dos quais demandam centenas de horas de trabalho) permite mostrar "porque são tão caros".

A top britânica Edie Campbel encerrou o desfile como uma noiva usando jaqueta rosada com gola de plumas e calças amplas em acetinadas. "Adoro uma noiva de calças", disse Lagerfeld. "Da próxima vez vou colocar uma de mais de quarenta anos, mas vestida de azul-marinho", acrescentou.

A Semana de Alta-Costura termina nesta quarta-feira (6) com o esperado desfile de Valentino e a provável última coleção conjunta a cargo de Maria Grazia Chiuri e Pierpaolo Piccioli: a italiana está a ponto de ser nomeada para a criação da Dior, substituindo o belga Raf Simons.

Outros estilistas que apresentaram suas coleções em Paris também defenderam o estatuto da alta-costura, seu apoio à criatividade e ao modo de vida ocidental, entre eles o italiano Giambattista Valli.

A "couture" (alta-costura), disse Valli em entrevista à AFP, "traz luz a um mundo duro e sombrio, traz leveza, mas também trabalho, além de fazer sonhar e permitir compartilhar esses sonhos com as pessoas que amamos".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Moda
Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo