Topo

Coleções femininas e nostálgicas na Semana de Moda de Nova York

Desfile do estilista Zac Posen na Semana de Moda de NY - Getty Images
Desfile do estilista Zac Posen na Semana de Moda de NY Imagem: Getty Images

13/09/2016 18h34

O estilista nova-iorquino Zac Posen mostrou uma coleção ultra feminina na segunda-feira durante o desfile de Semana de Moda de Nova York. Conhecido por suas criações glamurosas, que sempre mostra nos tapetes vermelhos, apresentou a nova coleção Verão 2017 feminina e sofisticada.  

Zac Posen mostrou criações com decotes, justos no busto, com pregas e mangas com muito volume, além de costas com efeitos drapeados. Tudo produto de um trabalho geométrico de precisão.
 
O estilista mostrou looks com crinolina (anáguas para dar estrutura) e malha, dois elementos que reforçam a leveza infinita das peças.
 
"Minha vida é uma busca de estrutura e de 'savoir-faire' e assim, em cada coleção há uma evolução diferente", explicou o estilista em entrevista à AFP.
 
A sensualidade aflora sempre, justamente nos looks armados e transparentes, bordados com estampas em cores vivas como amarelo e verde menta. A busca pela feminilidade é um valor compartilhado com o californiano de origem chinesa Phillip Lim, que também mostrou sua nova coleção, 3.1, nessa segunda-feira.
 
Lim tentou se distanciar do ambiente pós-moderno presente na Semana de Moda de Nova York. Ao criar a coleção Verão 2017, disse ter pensado no cenário musical de Nashville dos anos 50 e 60, assim como na era vitoriana.
 
"Estou apegado ao passado, sinto nostalgia da época em que se lutava, seja por uma história de amor", disse. "Quando a pessoa estava com raiva, podia resolver com a dança", finalizou.
 
Outra forma de nostalgia foi a proposta do extravagante estilista Jeremy Scott. Com suas criações, transportou o público até a cidade de Nova York dos anos 1980, onde se misturava o perigo, o erotismo e a extravagância.
 
Scott, que também trabalha como diretor criativo da marca italiana Moschino, utilizou imagens da década de 1980 em suas criações, como o rosto de uma mulher de pele branca com os lábios vermelhos. Usou materiais como o PVC para criar saias, calças e blusas, geralmente pretas.
 
Já a coleção da DKNY jogou com peças transparentes sobrepostas e que escondem somente uma parte do corpo.
 
Os estilistas Maxwell Osborne e Dao-Yi Chow, conhecidos por sua marca própria Public School, mostraram uma nova prova de que as sobreposições e as capas são uma tendência forte da atualidade.