Topo

H&M lança cachecol semelhante a xale judaico e é criticada por internautas

O cachecol tem listras verticais e franjas, lembrando muito o xale sagrado usado por judeus - Reprodução/print
O cachecol tem listras verticais e franjas, lembrando muito o xale sagrado usado por judeus Imagem: Reprodução/print

11/01/2016 19h15

Mais uma marca de roupas está sendo criticada na internet por causa de uma "gafe" relacionada a uma religião. Depois da grife italiana Dolce & Gabbana ter lançado uma coleção voltada especificamente para muçulmanas, com abayas e hijabs, foi a vez da sueca H&M tomar uma decisão um tanto quanto polêmica.   

Na semana passada, a rede de lojas conhecida pelos seus preços baixos lançou um modelo de cachecol que se assemelha a um talit, xale sagrado para o judaísmo. Com um tom bege claro, listras pretas e franjas, a peça lembra muito a vestimenta judaica, feita de seda, linho ou lã com franjas nas suas extremidades e que sempre é branca ou bege e tem listras azul escuro ou pretas.   

Não demorou muito para judeus começarem a dizer que o modelo era uma ofensa para a sua religião, comentando sobre a apropriação cultural de um manto importante pra o judaísmo e que havia sido transformado em um item fashion qualquer, banalizado e desprovido de todo o seu sentido. 

Homem usando talit para fazer preces - iStock Images - iStock Images
Homem coberto pelo talit, um tradicional xale usado na sinagoga e nas Shacharit, orações feitas pela manhã
Imagem: iStock Images

Por outro lado, outras pessoas, inclusive judeus ortodoxos, afirmaram que o cachecol não insultava a religião, já que as listras fazem parte do universo fashion há muito tempo e que voltaram a ser tendência neste ano, acreditando que o caso não passa de um mal-entendido.   

Rapidamente, representantes da H&M pediram desculpas pela peça e disseram que não pretendiam ofender ninguém. "Sentimos muito se com o nosso produto ofendemos alguém. De nossa parte, nunca tivemos posições políticas ou religiosas. As listras são uma das tendências para esta estação, e foi nisso em que nos inspiramos.  Não era nossa intenção ofender ninguém".   

O talit é um tradicional xale usado pelos homens na sinagoga e nas Shacharit, orações feitas pela manhã. Ele cobre a cabeça e as costas e isola a pessoa que está rezando do mundo à sua volta para um contato mais verdadeiro e puro com Deus.