Moda

"Brasilidade" eleva vendas de produtos de beleza, diz NYT

Divulgação/Natura
Imagem dos brasileiros de saudáveis e atraentes ajuda na venda dos cosméticos Imagem: Divulgação/Natura

24/08/2007 22h23

A indústria de cosméticos nacional aposta na "brasilidade" para impulsionar as vendas ao exterior - e a estratégia está funcionando, afirma nesta sexta-feira uma reportagem do jornal "The New York Times".

Apostando em essências de origem amazônica, o setor viu suas exportações alcançarem US$ 484 milhões no ano passado, um aumento de mais de 150% em relação a 2001, afirma o diário.

"Em um mercado de varejo receptivo à palavra 'natural', a existência abundante de óleos naturais, frutas e extratos de plantas do país também tem um papel crucial em elevar as vendas", relata o "NYT".

Segundo a matéria, "executivos da indústria dizem que os produtos brasileiros são vistos como algo mais puro do que os provenientes de outras partes do mundo".

Além disso, "a imagem dos brasileiros de pessoas saudáveis e atraentes" também influi na aceitação do produto nacional no exterior.
De acordo com o texto, novos mercados de exportação, como Rússia, Cuba e Angola, já se abrem aos produtos de beleza brasileiros, somando-se aos tradicionais países da América do Sul, para onde vão 60% das vendas para o exterior.

O "NYT " lembra um fator histórico que colabora para o desenvolvimento do setor: a miscigenação de povos de distintas origens.
"A mistura de sangue europeu, indígena, africano e japonês criou uma nação com todo tom de pele, tipo de cabelo e formato de corpo imaginável."

"Fabricantes de produtos de beleza são forçados a atender a todos eles, o que significa que, independentemente de qual seja o mercado-alvo no exterior, eles têm um produto adequado."

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
Opiniões Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo