Moda

Camiseta com convite ao sexo cria polêmica em Milão

BBC
Camiseta com convite ao sexo terá renda revertida para caridade Imagem: BBC

04/12/2007 16h26

Um convite ao sexo estampado em uma camiseta para ser usada no Natal é a nova polêmica do fotógrafo italiano Oliviero Toscani, conhecido em todo o mundo por suas inusitadas campanhas publicitárias.

Toscani foi selecionado pela Prefeitura de Milão, junto com outras 29 celebridades italianas (designers, estilistas, jornalistas, médicos, esportistas, entre outros), para criar uma camiseta com mensagem de Natal para ser vendida em todas as lojas do shopping da Via della Spiga.

Habituado a provocar, Toscani não pensou em censura e fez um convite ao sexo em linguagem coloquial para a sua camiseta preta com a frase escrita em branco: "E' Natale? Scopiamo?", em edição limitada, vendida a 60 euros (cerca de R$ 156).

"Papai Noel existe..." foi a frase escolhida pelo estilista Roberto Cavalli. Na mesma linha, os outros optaram por mensagens que falam da magia do Natal - "sonhamos juntos" ou "um bom Natal sereno", por exemplo.

O lucro obtido com a venda das camisetas, no centro da capital italiana da moda, será destinado a fundações ajudadas pelos clubes Milan e Internazionale.

Como ocorreu em outras ocasiões, a mensagem natalina de Toscani acabou chocando o país e deixou a prefeita de Milão, Letizia Moratti, envergonhada. "Espero que a prefeita não fique com raiva", disse Tiziana Maiolo, assessora do setor de Moda da Prefeitura de Milão, responsável pela idéia das camisetas. "Eu não censuro ninguém." De acordo com Tiziana, a camiseta pode ser criticada por quem bem entender. Mas, em hipótese alguma, deve ser considerada uma blasfêmia ou algo que tire o prestígio do Natal.

"É a linguagem de hoje, usada pelos jovens, que passa, inclusive, na televisão", justificou. "Eu não escolhi nenhuma das frases da campanha. Seja como for, todo o lucro será doado à caridade." A representante do Parlamento europeu Cristiana Muscardini, do partido de direita Aliança Nacional, disse ter ficado desconcertada com a mensagem do fotógrafo.

"O que será que estão pensando de nós na Europa?", questionou Cristiana, ao considerar a mensagem inquietante. "Se está se referindo ao ato sexual, ou ao ato de limpeza na casa ou nas ruas, é reducionista fazer apenas no Natal." Toscani justificou sua campanha ao dizer que, em Milão, as pessoas estão mais frias e se esquecem das relações humanas e de sua importância. Por isso, ele deseja um Natal de sexo à cidade.

"É dedicada à Milão", afirmou Toscani. "Assim, engessada, não se goza mais".

O polêmico fotógrafo ficou conhecido por assinar inúmeras campanhas da Benetton, como a dos doentes de Aids agonizantes, dos cadáveres de mafiosos, o padre e a freira apaixonados, as camisinhas coloridas, ou os dois cavalos fazendo sexo.

Recentemente, ele ganhou as páginas dos jornais do mundo inteiro com a campanha que estampava uma foto, frente e verso, da modelo francesa anoréxica Isabelle Caro nua para publicidade da marca Nolita.

Por conta da fotografia de Toscani, o drama da anorexia voltou à tona na Itália com os outdoors - proibidos, no final de outubro, pelo conselho de auto-regulamentação publicitária por violar o código de conduta do setor - colocados em várias cidades do país.

A foto de Toscani com a modelo francesa sensibilizou alguns sobre o problema, mas também recebeu críticas de associações que a consideraram exagerada.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Opiniões Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo