Moda

A rainha Elizabeth 2ª influencia ou segue a moda?

Fotomontagem/Lefteris Pitarakis/AFP/Pool/Andrew Winning/Reuters/Chris Ison/AFP/Leon Neal/AFP/Reuters/Brainpix
Imagem: Fotomontagem/Lefteris Pitarakis/AFP/Pool/Andrew Winning/Reuters/Chris Ison/AFP/Leon Neal/AFP/Reuters/Brainpix

25/05/2012 18h16

 

A rainha Elizabeth 2ª influencia ou segue a moda?

Em meio às comemorações dos 60 anos de seu reinado, a rainha Elizabeth 2ª e seu vestuário passaram a chamar ainda mais a atenção dos flashes dos fotógrafos.

Mas quanta influência essas seis décadas de poder tiveram no mundo da moda e na forma de se vestir das plebeias na Grã-Bretanha?

A agenda da rainha pode variar de uma visita a um hospital num dia à recepção a um líder mundial no dia seguinte.

"Desenhar um vestido para a rainha significa criar algo para uma mulher mais diariamente vista do que qualquer outra pessoa", diz o estilista Stewart Parvin, que veste a rainha desde o ano 2000. "As pessoas têm uma imagem dela na cabeça que você tem que preencher."

Além disso, ele tem regras a seguir: a rainha sempre usa salto de 5 cm e uma bolsa de mão, e a bainha de sua saia deve ser abaixo da altura do joelho.

"Ela é pequena e tem que usar cores fortes; em uma (roupa) com cores contrastantes e um lindo chapéu, ela se destaca e vira um verdadeiro ponto focal", ele acrescenta.

A historiadora real e biógrafa Sarah Bradford acha que a rainha desenvolveu um "estilo mais forte" ao longo do último ano. "Ela passou a usar mais roupas com blocos de cores contrastantes, parece mais em controle, focada em cores mais claras e leves", opina.

Glamour

"Ela não tenta se vestir como uma celebridade, mas tem um certo glamour por causa de seu cargo."

A rainha é conhecida por seus conjuntos conservadores, acompanhados de sapatos simples e bolsas de mão, mas cinco anos atrás ela foi listada pela revista Vogue como uma das 50 mulheres mais glamourosas do mundo - ao lado das top models Kate Moss, Claudia Schiffer e Naomi Campbell.

A editora de estilo da revista Grazia, Paula Reed, acha que a rainha sempre foi estilosa.

"Houve um momento, seis ou sete anos atrás, quando de repente o estilo tradicional britânico entrou na moda; no desfile da Dolce & Gabbana, todas as modelos estavam usando saias tweed na altura abaixo do joelho, lenços de cabeça, bolsas quadradras - e a inspiração era a rainha", diz Reed.

"Suas roupas não têm a intenção de ser um atestado de estilo, e sim (se relacionam) à dignidade de seu papel, e desde jovem a rainha sempre teve isso em mente."

Para a especialista em moda do jornal The Telegraph, Hilary Alexander, na juventude a rainha "estava em sintonia com a moda e certamente influenciou as tendências dos anos 1950 e 60". Mas, depois, "ela acabou desenvolvendo seu próprio estilo".

"Nos anos 1950, (o estilista) Norman Hartnell fez uns vestidos incríveis para a visita oficial dela a Paris. Ela tinha uma cintura tão fina."

Chapéus, marca registrada

O chapeleiro Freddie Fox passou 34 anos desenhando os adereços para a cabeça da rainha - incluindo um chapéu rosa que ela usou para seu Jubileu de Prata, em 1977.

Os chapéus se tornaram uma espécie de marca registrada da monarca, diz Fox, alegando que o acessório ajuda-a a se destacar na multidão. Mas ele acrescenta que "o conforto é a primeira preocupação em todas as suas roupas".

"Ela é uma mulher de negócios que se veste para seu estilo de vida. É confortável, elegante e apropriada." Além disso, diz que a rainha não está muito interessada em moda. "Isso é para as outras pessoas."

Hilary Alexander concorda: "Ela não segue muito a moda. É uma mulher com mais de 80 anos, e se veste com roupas bem cortadas e que lhe caem bem".

Apostas

E o que a rainha deve usar em sua festa de Jubileu de Diamante?

Alexander aposta que será algo "claro e colorido - porque ela precisa das cores fortes para ser vista pelas pessoas. Seu chapéu não deve esconder sua cabeça. A bainha da roupa deve ter um peso, para que as saias não voem e causem um efeito ruim".

O importante da roupa, então, deve ser sua funcionalidade? Não só isso, responde Alexander, também é preciso respeitar o estilo desenvolvido pela rainha.

"Ela é estilosa e não pode ser comparada com a moda atual. Sempre tem uma aparência de rainha. Ficaremos desapontados se ela fizer algo diferente disso."

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Opiniões Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo