Topo

"Tinha o corpo de uma mulher de 70 anos", diz ex-modelo que sofreu de anorexia

18/02/2017 17h42

Até abandonar as passarelas, a ex-modelo francesa Victoire Dauxerre tinha uma rotina agitada, desfilando para algumas das mais importantes marcas de luxo do mundo. A jovem alugava um apartamento em Nova York, hospedava-se em hotéis cinco estrelas e viajava pelos quatro cantos do planeta. Mas o que para muitos seria o emprego dos sonhos, para Victoire transformou-se em um pesadelo. Ela passou a sofrer de anorexia, distúrbio alimentar que provoca perda de peso acima do que é considerado saudável para a idade e altura.

"Você perde cabelo, e eu tinha o corpo de uma mulher de 70 anos quando tinha apenas 19 anos", diz ela. "Eu tinha 1,78 m, 56 kg e tinha de chegar a 47 kg. Acabei fazendo coisas estúpidas, como comer maçãs em vez das refeições ou tomar laxantes, enquanto outras meninas vomitavam", acrescenta.

Ao deixar a carreira sob os holofotes, Victoire decidiu escrever um livro sobre a experiência que quase lhe ceifou a vida, "Jamais assez maigre – Journal d’un top model" ("Nunca magra o bastante – O diário de uma modelo", em tradução livre do francês). "Acho que nunca vou ficar feliz com o meu corpo, nunca vou gostar dele", conclui.