Topo

Ermenegildo Zegna passa a oferecer sapatos sob medida

Desfile da Z Zegna na semana de moda de Milão 2014 - Getty Images
Desfile da Z Zegna na semana de moda de Milão 2014 Imagem: Getty Images

21/11/2016 16h10

Na reabertura da loja da Ermenegildo Zegna, na New Bond Street, em Londres, Gildo Zegna, CEO da grife de propriedade familiar, estava com vontade de festejar.  

E com razão. A Ermenegildo Zegna abriu sua primeira loja no lugar em 1987 e o novo estabelecimento celebra a longa história da marca com Londres após quase três décadas. A nova loja de quatro andares, projetada pelo arquiteto Peter Marino, tem mais de 600 metros quadrados de espaço e combina perfeitamente com o compromisso da marca com a sustentabilidade e o trabalho manual de qualidade, ao mesmo tempo em que preserva a arquitetura do século 18 predominantemente georgiana da New Bond Street.
 
Um motivo ainda maior para o bom humor é o retorno de Alessandro Sartori como diretor artístico. Ele foi diretor criativo da Z Zegna, a linha mais casual e minimalista da marca, antes de ir para a Berluti para ajudar a transformar a fabricante de sapatos de elite em uma marca de estilo de vida totalmente integrada.
 
O primeiro projeto de Sartori desde o anúncio de sua nomeação, em fevereiro, é outra estreia da companhia: sapatos sob medida.
 
O estilo mais versátil é o loafer, conta ele, e também o mais fácil de usar tanto em situações casuais quanto formais. É possível escolher entre 10 materiais diferentes, incluindo pele de cordeiro, couro, camurça, avestruz e crocodilo, em 60 cores diferentes e com 10 opções diferentes de forro. Você pode ajustar o salto, deixando-o mais alto ou mais baixo, personalizar a construção do sapato tecnicamente e escolher o chamado "goodyear welding" -- que combina couro e borracha na sola para proteger melhor o sapato da chuva -- ou optar por uma construção apenas em couro para criar um produto mais leve e macio. Como os sapatos são feitos à mão, as opções são infinitas.
 
Embora os calçados sejam criados por Sartori, eles serão produzidos por uma das fabricantes de sapatos sob medida mais respeitadas da Inglaterra, a Gaziano & Girling.