Moda masculina

Em defesa da nossa gravata-borboleta de cada dia

Marina Lomar/Divulgação
Imagem: Marina Lomar/Divulgação

Troy Patterson

Bloomberg

08/05/2017 13h42

Para ser sincero - e enlaçar uma verdade sobre as gravatas ? existem três tipos de caras neste mundo quando o assunto é gravata-borboleta: os absolutistas, que orgulhosamente só usam gravatas-borboleta; os inocentes, que não sabem como dar o nó; e os amadores, que andam à solta atualmente.

Esses amadores usam gravatas-borboleta em corridas de cavalo, casamentos realizados ao ar livre na primavera, festas em jardins e outras ocasiões festivas, onde contribuem para o clima com esses adornos antigos. Em Manhattan, elas são um rito masculino da cena urbana primaveril. É uma lei da natureza: em alguns bairros, o mês de maio traz playboys à toa em um Jaguar conversível. Em outros, essas gravatas migram para os colarinhos como um caleidoscópio de borboletas. Sempre são usadas com orgulho - forte orgulho, porque a gravata -borboleta causa sentimentos fortes.

Por que a gravata-borboleta é uma peça de vestuário tão polêmica? Na minha opinião, porque ela revela que todas as gravatas masculinas - até mesmo as tiras de pano usadas pelos mercenários croatas no século 17 - são laços de enfeite.

O mais seleto distrito da gravata-borboleta em Manhattan é a Madison Avenue nos anos 1940, com seu vaivém de transeuntes da Grand Central, da Brooks Brothers e de muitas instituições financeiras e jurídicas. Recentemente, em uma tarde cálida, vi duas gravatas-borboleta xadrez usadas com elegantes paletós de algodão listrado, duas listradas combinadas com blazers azuis e uma azul de bolinha casada com um bom terno escuro do estilo de Winston Churchill.

Eu absorvia tudo isso enquanto caminhava para The Tie Bar, que acabou de abrir uma loja temporária de seis meses nessa parte da Madison, para me encontrar com a CEO Allyson Lewis. Segundo ela, os negócios das gravatas-borboleta, após anos de crescimento robusto, "estabilizaram". Cinco ou dez anos atrás, quando atletas profissionais normalizavam a gravata-borboleta em entrevistas depois de jogos e Bertram Cooper de "Mad Men" lhe dava um garboso impulso, muito mais homens começaram a experimentá-la. Nas palavras de Lewis: "Os homens passaram a achar que a gravata-borboleta era aceitável e não precisava ser professoral". Após expandir seu nicho, ela agora se estabilizou.

Mas nem tudo está calmo no front da gravata-borboleta. Pelo contrário, elas aparecem nas notícias - do colarinho de Bill Nye em eventos sobre a mudança climática ao pescoço de um cão em primeira classe. Elas também aparecem no noticiário, sob a cabeça falante de George Will e em torno da aura de Tucker Carlson, que costumava ser um absolutista da gravata -borboleta, mas se retratou. "As pessoas desprezam quem usa gravata-borboleta", disse ele (você pode até tirar a gravata-borboleta do pescoço, mas ela fica marcada em sua personalidade).

Esses laços ornamentais ganharam uma vida nova e simbólica. Organizações como BowTie Foundation e celebridades como a estrela de "Modern Family" Jesse Tyler Ferguson incentivam o uso e a compra delas com propósitos sociais através da fundação Tie the Knot.

Essas organizações apoiam causas para as quais eu doaria alegremente. No entanto, fico pensando: quanto dinheiro eu precisaria doar para que eles deixassem as gravatas-borboleta fora disso? Suas boas intenções podem mudar o significado desse acessório e transformá-lo em algo kitsch, como um extravagante equivalente para o pescoço a deixar o bigode crescer por causa do Novembro Azul.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Glamurama
Band SP Interior
Folha de S.Paulo
Bloomberg
Bloomberg
Site RG
AFP
Moda
Moda
Glamurama
Glamurama
do UOL
Vírgula - Moda e Beleza
Glamurama
Moda
AFP
ANSA
do UOL
UOL Estilo
RedeTV!
do UOL
Moda
Glamurama
Glamurama
AFP
AFP
AFP
AFP
AFP
AFP
ANSA
Redação
do UOL
Glamurama
Moda
Moda
UOL Mulher - Moda
Topo