Topo

Michelle Obama doa vestido de posse ao Museu de História dos EUA

09/03/2010 18h57

Washington, 9 mar (EFE).- A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, confessou estar "envergonhada" na cerimônia em que doou o vestido que usou na posse de seu marido, o presidente Barack Obama, ao Museu Nacional de História Americano.

 

"Estou envergonhada com tudo isso em torno do meu vestido. Como vocês, não estou acostumada com a ideia de expor um vestido meu", declarou a primeira-dama, entre sorrisos.

 

Mesmo assim, o modelo e os acessórios que completam a coleção de vestidos da posse "ajudam a nos conectar com um momento histórico de uma maneira muito real", afirmou, pois "nos leva além dos livros de história e as fotografias, e nos ajuda a entender que a história é algo que se faz com gente de verdade".

 

Com a doação, Michelle Obama perpetua a tradição de as primeiras-damas americanas entregarem seus vestidos de posse a este museu, que faz parte da Instituição Smithsonian.

 

O modelo será exibido em uma nova galeria, que vai tratar sobre a estreia das primeiras-damas, que mostrará 11 vestidos usados em posses.

 

Feito pelo jovem estilista Jason Wu, o modelo é branco em mousseline de seda com bustiê drapeado, sem mangas e preso em um ombro, com uma pequena cauda que a primeira-dama recolheu para dançar com seu marido durante o baile da posse.

 

A primeira-dama, vestida hoje também com um modelo branco com inspiração primaveril, aproveitou para relembrar aquele 20 de janeiro de 2009, dia em que usou pela primeira e única vez o seu vestido.

 

Fazia um frio terrível e os Obama tinham presenciado um longo desfile em sua homenagem a partir das arquibancadas em frente à Casa Branca.

 

"Nesse momento, não estava realmente concentrada no que iria usar na noite, somente estava tratando de manter o corpo aquecido", disse Michelle Obama.

 

No entanto, "nunca esquecerei o momento no qual coloquei o meu vestido. Lembro de como me senti elegante, quando nos anunciaram (o presidente e a mim) para o primeiro baile, o primeiro de muitos. É um momento que lembrarei por toda a minha vida", declarou.

 

"Esse dia sempre terá um lugar especial no meu coração", disse a primeira-dama.