Moda

Tênis inspirados em Frida Kahlo ajudam comunidades indígenas

Helena Lozano

México

28/05/2010 11h48

O legado artístico de Frida Kahlo deixa rastros 56 anos após sua morte em uma comunidade indígena mexicana que, graças aos fundos obtidos pela venda de sapatos inspirados na pintora, melhora o dia a dia e sua qualidade de vida.

 

Assentada na serra noroeste e centro-ocidental do México, a comunidade indígena mazahua vê no projeto "As pegadas de Frida", lançado em 2008 pela marca de tênis americana Converse e o Grupo para Promover a Educação e o Desenvolvimento Sustentável AC (GRUPEDSAC), uma oportunidade para se desenvolver econômica e socialmente.

 

"O projeto 'As Pegadas de Frida' une a mulher lutadora e incansável que dedicou sua vida e sua obra ao México, através da doação dos recursos obtidos pela venda dos sapatos dedicados a ela, a fim de dar uma oportunidade a essas mulheres e a essas famílias necessitadas", disse hoje à agência Efe Carina de los Santos, diretora de responsabilidade social da Converse México.

 

"Frida Íntima" é a segunda edição de tênis que a Converse coloca à venda como parte do projeto "As pegadas de Frida", que procura beneficiar comunidades mazahuas a partir da construção de cisternas e poços para recolher águas pluviais no município de San Felipe del Progreso.

 

Além disso, contribui com a realização de estudos socioeconômicos da região para saber as condições de água e do solo, e a melhoria do transporte para a comercialização dos produtos e criação de animais.

 

"Isoldita Linda", "El sol y la vida" e "Con amor, Pita y Olga" fazem parte da segunda edição da coleção que colocou 250 pares de sapatos à venda desde o dia 20 de maio.

 

Os tênis "Isoldita Linda", elaborados em tons marfim e café, têm impressos na frente uma carta que Frida escreveu em 1940 a sua sobrinha Isolda quando estava em um hospital em San Francisco (EUA). Já no solado aparecem as iniciais de Kahlo e o selo de Coyoacán, a colônia em que a artista nasceu.

 

O modelo "El sol y la vida" representa dois dos elementos que Kahlo mais gostava, sempre presentes em suas obras - o sol e a luz. Na ponta dos sapatos estão novamente as iniciais de Frida. Um sol e sua assinatura em tons verdes são ressaltados no tênis, todo pintado de marrom.

 

"Con amor, Pita y Olga" é, segundo Santos, o modelo mais representativo, pois é a réplica de um sapato que a artista fez em 1948 com um motivo, em rosa mexicano, de um dragão Chinês e a incrustação de uma medalha que suas duas grandes amigas Pita Amor e Olga Tamayo lhe deram.

 

"Frida é uma mulher que lutou e pela qual nos sentimos inspiradas para seguir transmitindo essa mesma luta e esse mesmo esforço dentro de nossas comunidades. Além disso, estamos muito agradecidos, porque com sua arte estamos nos superando", afirmou Graciela Cristóbal, uma índia mazahua.

 

No ano passado o projeto "As pegadas de Frida" beneficiou 35 famílias, quase uma centena de indígenas mazahuas, e este ano deve beneficiar outras 35.

 

A obra de Frida Kahlo é caracterizada por um lado pelo sentido de rebeldia contra os hábitos sociais e morais, o desejo de independência e o amor por sua pátria e, por outro, pelo sofrimento físico, primeiro devido a uma poliomelite e depois após ficar gravemente ferida em um acidente em um bonde.

 

Suas obras mais representativas sempre trataram destes temas, como exemplificam "El Marxismo dará salud a los enfermos", "Árbol de la esperanza, mantente firme", "La cama volando" e "Las dos Fridas".

"Apesar de sua dor, ela não deixou seu sofrimento, mas a imagem da força feminina e da luta constante", assegurou Cristóbal.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Reuters
RedeTV! Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
Bloomberg
do UOL
UOL Mulher - Moda
RedeTV! Entretenimento
RedeTV! Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo