Moda

Mario Testino defende caráter latino em suas obras

EFE
O fotógrafo peruano Mario Testino durante entrevista à EFE no Museo del Barrio de Nueva York (26/5/2011) Imagem: EFE

26/05/2011 20h58

Nova York, 26 mai (EFE).- O fotógrafo peruano Mario Testino, que nesta quinta-feira recebeu o prêmio do Museo del Barrio de Nova York em reconhecimento a seus 30 anos de carreira artística, assumiu o caráter latino de sua obra "pelo uso da cor e do movimento".

"O latino é muito consciente da cor e também muito inquieto", disse Testino em entrevista à Agência Efe, na qual também afirmou que em suas composições usa "muito movimento e caos, algo que não é todo mundo que gosta".

O fotógrafo nascido em Lima em 1954 também disse respeitar "a tradição que vem da cultura latina", que o "levou a retratar famílias reais e temas mais formais".

Testino é o autor de várias fotos icônicas de Lady Di, e foi o escolhido para fotografar o casamento do príncipe William e Kate Middleton.

  • Divulgação

    Príncipe William e Kate Middleton por Mario Testino em foto oficial do noivado

"Foi incrível trabalhar com eles", revelou, declarando-se também um "admirador" da realeza britânica. O fotógrafo, que imortalizou outros membros da monarquia como o príncipe Charles, afirmou à Efe que por muito tempo queria fotografar Charlotte Casiraghi, filha de Caroline de Mônaco, e por isso está "satisfeito" por ter conseguido fazer isto recentemente para a edição francesa da revista "Vogue".

No entanto, explicou que as celebridades não são os únicos modelos que o interessam. "O que quero é o que não conheço, novos talentos são lançados e gosto de descobri-los", disse.

Embora suas composições sejam conhecidas pela elaboração e pelos mínimos detalhes, afirmou que gosta das fotos de moda com anônimos, estilo popularizado pelo fotógrafo Scott Schuman em seu blog The Sartorialist.

"É mais interessante ver como fica a roupa em uma menina comum do que em uma modelo", disse Testino, que embora esteja acostumado a trabalhar para grandes marcas e revistas de moda lembrou que ele mesmo realizou e publicou este estilo, mais rápido e com muito menos preparação que os outros.

Além dos projetos como fotógrafo, Mario Testino revelou à Efe que quer abrir uma fundação no Peru.

"Não são muitos os fotógrafos peruanos que puderam sair como eu, e gostaria de retribuir isso ao país para que haja um intercâmbio cultural", disse.

A respeito de uma polêmica recorrente no mundo da moda, o uso de programa de edição de fotos, o peruano defendeu o emprego destes, já que considera "um erro pensar que a fotografia está sempre relacionada com a realidade".

"Se quero ter um cenário de cinco metros, e somente tenho um de três, por que não vou a usar o Photoshop?", questionou o artista, que acredita que fotografia "não é só física, passou para outro nível e representa também uma realidade virtual".

Seus trabalhos comerciais nem sempre conseguiram reconhecimento e nem tinham a proposta de perdurar. No entanto, hoje em dia esta visão mudou, e diversas instituições culturais reconheceram o valor de suas obras e se interessaram em mostrá-las além das páginas das revistas.

É o caso da National Portrait Gallery de Londres, que recebeu em 2002 a exposição "Portraits" (Retratos), uma de suas mostras mais bem-sucedidas até o momento. (Ana Crespo)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Ana Aoun
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Ana Aoun
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo