Moda

Joalheira encerra a semana da Alta-costura de Paris

Maya Vidon/EFE
Visitante observa as joias da Dior expostas durante a exibição da maison que faz parte do calendário da semana da Alta-costura de Paris (07/07/2011) Imagem: Maya Vidon/EFE

Lola Loscos

08/07/2011 12h27

Paris, 7 jul (EFE).- A apresentação das novas coleções de Alta Joalheria da praça Vendôme, epicentro mundial deste ramo, encerraram nesta quinta-feira as jornadas inauguradas na segunda-feira com os desfiles de Alta Costura para a temporada Outono-Inverno 2012.

Uma única coleção oficial, a do estilista Azzedine Alaïa, realizada em sua sede parisiense, no Marais, e duas previstas no calendário paralelo da haute couture de Paris por Yiqing Yin e Fabien Rozan se somaram à agenda do dia, junto a outros eventos como uma exposição organizada por Hiroko Koshino no Hall des Maréchaux do Museu das Artes Decorativas sobre o universo criativo, união de moda e arte.

Alaïa (Tunísia, 1940) apresentou seu desfile após um hiato de oito anos, embora não tenha deixado de vestir algumas de suas clientes mais famosas, a top model Naomi Campbell, a esposa do presidente francês, Carla Bruni Sarkozy, e a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama.

A inspiração veio da matéria, do tato, para fundamentar mais o seu trabalho com o que tem a ver com o olho e a mão do que com o cérebro e as referências culturais frequentes no grêmio.

É "como um trabalho de instinto, de artista, de escultor", declararam à Agência Efe seus colaboradores, que hoje receberam cerca de 250 convidados, entre eles, a cineasta Sofia Coppola.

O veludo bordado, trabalhado, com inserções e misturas de texturas, além do couro envernizado elaborado como pele de crocodilo, foram dois materiais que protagonizaram a coleção. Ambos estavam presentes em jaquetas, saias até o joelho, casacos e vestidos para noite tingidos de preto, cinza, bordeaux, branco, vinho e verde.

  • Maya Vidon/EFE

    Visitante observa peças da Chaumet expostas durante a exibição da joalheria que faz parte do calendário da semana da Alta-costura de Paris (07/07/2011)


No terreno do diamante, do ouro branco e da arte mais delicada da joalheria, a Dior e a Chanel, duas grandes marcas de haute coulture com atividades no setor, continuaram suas apresentações lançadas na segunda-feira. Já a Chaumet apresentou à imprensa uma coleção de 200 anos de relojoaria que será aberta ao público nesta sexta-feira e continuará até 29 de julho.

No salão central, patrimônio nacional construído em 1777, reina um diadema de 1810, criado "ao gosto" da imperatriz Josephine, sua primeira musa, a primeira embaixadora e a primeira mulher que levou esse tipo de joia, especialidade da grife,informaram à Efe seus porta-vozes.

Na vizinha Maison Boucheron, safiras, esmeraldas, ouro branco, cristal, ópalos da Austrália, rubis, turquesas, pérolas e diversos diamantes configuram as 19 peças inspiradas em lugares míticos do Mediterrâneo, como Isola Bella, Capriccioli e Aiguebelle, para falar da "Dolce Riviera".

O tema mediterrâneo foi pretexto para que a cor, impressa em pedras de azul intenso, rosa ácido e verde esmeralda, ocupe este histórico estabelecimento joalheiro, atualmente propriedade do grupo francês PPR, que fundou em 1858 Frédéric Boucheron e que em 1893 abriu a primeira joalheria da praça Vendôme.

No mesmo lugar, abriram anos depois a Van Cleef & Arpels, empresa que viu nos "bailes de lendas" o objeto de desejo de sua nova coleção.

"Momento de ostentação e harmonia", que se desenvolve em um marco refinado e prestigioso, cheio de elegância indumentária. O baile é, além disso, uma oportunidade da sociedade exibir as joias de família e as últimas aquisições.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Reuters
RedeTV! Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
Bloomberg
do UOL
UOL Mulher - Moda
RedeTV! Entretenimento
RedeTV! Entretenimento
do UOL
do UOL
Topo