Moda

Instituto de Moda de Nova York prestará homenagem a Valentino

Getty Images
O estilista Valentino no baile "The White Fairy Tale Love" (06/07/2011) Imagem: Getty Images

19/07/2011 17h58

Nova York, 19 jul (EFE).- O estilista italiano Valentino será homenageado no dia 7 de setembro pelo conselho do Instituto de Tecnologia e Moda (FIT) de Nova York, que concederá um prêmio em reconhecimento a sua carreira profissional, informou a instituição.

"Valentino foi escolhido em reconhecimento a seu status de figura histórica para a moda da era moderna. Ele vestiu todas as lindas mulheres dos últimos 50 anos, desde Jacqueline Kennedy a Madonna", disse a diretora do Museu do FIT, Valerie Steele, em nota oficial.

Valerie elogiou o conceito clássico de beleza de Valentino Garavani (1932), que se situa entre "o classicismo e o bom gosto perfeito".

Valentino é o criador de uma tonalidade de vermelho que leva seu nome e que, segundo a diretora, "é a cor do amor e da paixão, é o "leitmotiv" de sua carreira e de sua paixão pela beleza".

A presidente do FIT, Joyce Brown, destacou "os croquis elegantes e atemporais" do costureiro italiano, que representa uma "lenda para toda pessoa que ama a moda", e que acredita ser uma "fonte de inspiração" para os outros estilistas.

Valentino entrou no mundo da moda em 1950 quando era apenas um adolescente e decidiu se mudar para Paris para estudar. A "Collezione Bianca", sua primeira coleção (1968), foi composta por desenhos simples em tons branco e marfim que chamou a atenção por sua elegância, e desde então foi considerado um dos grandes estilistas da alta costura.

Valentino Garavani foi aprendiz em Paris junto a outros que se revelaram igualmente grandes talentos da moda, como Yves Saint-Laurent (1936-2008) e Karl Lagerfeld (1933), que tiveram o privilégio de vestir rainhas, imperatrizes, primeiras-damas e atrizes, entre outras.

Entre elas, a ex-primeira-dama dos Estados Unidos Jacqueline Kennedy, a atriz Ava Gardner, a imperatriz Farah Diba, a rainha Noor da Jordânia, a ex-primeira-dama dos EUA Nancy Reagan e a princesa Diana de Gales.

Além disso, suas criações vestiram atrizes como a falecida Liz Taylor, além de Jane Fonda, Jessica Lange, Sophia Loren, Anjelica Houston, Julia Roberts.

A entrega do prêmio, que anualmente é realizado na véspera da Semana da Moda de Nova York, deve contar com a presença de personalidades como as atrizes Anne Hathaway, Gwyneth Paltrow, Marisa Berenson e Claire Danes.

As modelos Gisele Bündchen, Naomi Campbell, Natalia Vodianov e Iman, e a princesa Ferial da Jordânia e a jornalista e apresentadora Barbara Walters também foram convidadas.

O homenageado de 2010 foi Karl Lagerfeld, e anteriormente, Dries Van Noten (2009), Isabel Toledo (2008), Alber Ebaz (2007) e Ralph Rucci (2006).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Reuters
RedeTV! Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
Bloomberg
do UOL
UOL Mulher - Moda
RedeTV! Entretenimento
RedeTV! Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo