Moda

Coco Chanel foi uma "intermediária" na 2ª Guerra Mundial, diz sua grife

Arquivo AFP
A estilista francesa Coco Chanel em foto da década de 1960 Imagem: Arquivo AFP

17/08/2011 16h36

Madri, 17 ago (EFE).- A grife Chanel defendeu o papel de "intermediária" da estilista francesa Coco Chanel durante a Segunda Guerra Mundial para alcançar um acordo de paz, negando as acusações de espionagem para os nazistas, como afirmou sua última biografia.

Em comunicado, a Chanel respondeu ao livro "Sleeping with the Enemy: Coco Chanel's Secret War" ("Dormindo com o inimigo: A guerra secreta de Coco Chanel", da tradução livre), do jornalista americano Hal Vaughan, que oferece detalhes da ligação da estilista com os nazistas e afirma que ela trabalhou para a agência de inteligência militar alemã, na qual era identificada como F-7124.

Segundo a grife francesa, Chanel aproveitou-se de sua "relação de amizade" com Winston Churchill "para atuar como intermediária entre os aliados e os alemães visando a um acordo de paz".

A própria grife Chanel reconhece que existem muitas versões em torno de seu papel na Operação Modelhut e, por isso, acredita que "os fatos reais sempre serão um mistério".

A marca francesa admite que ainda não teve a oportunidade de ler o livro, que chegou às livrarias americanas na terça-feira, e que, portanto, responde às "resenhas publicadas por alguns veículos de comunicação".

A nova biografia revela a origem do antissemitismo da estilista e como ela foi recrutada para a inteligência nazista. Além disso, explica como Coco Chanel utilizou sua posição de espiã para receber favores, como a libertação de seu sobrinho detido e a tentativa de se apropriar dos bens de sócios judeus de sua grife.

O livro também revela como a rainha da moda conseguiu escapar da morte quando foi detida e posteriormente liberada em Paris, cidade na qual morreu, aos 71 anos, após nove anos de exílio na Suíça para recuperar sua reputação e reinventar a marca com a qual revolucionou o mundo da moda.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Moda
Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo