Topo

Oscar de la Renta receberá principal prêmio da moda americana em 2012

O estilista Oscar de La Renta chega para a estreia de "A Pele que Habito", em outubro, em Nova York - Miguel Rajmil/EFE
O estilista Oscar de La Renta chega para a estreia de "A Pele que Habito", em outubro, em Nova York Imagem: Miguel Rajmil/EFE

08/11/2011 17h49

Nova York.- O estilista Oscar de la Renta, de 81 anos, receberá o principal prêmio da moda americana em setembro de 2012, informou nesta terça-feira o Conselho de Costura do Fashion Institute (FIT) de Nova York, que organiza a premiação.

Com a confirmação da honraria, a instituição americana busca reconhecer toda a trajetória e o trabalho do estilista que é considerado "um dos grandes embaixadores do estilo americano", segundo a diretora do Museu da Moda do FIT, Valerie Steele.

"Sua roupa carrega a herança da alta costura espanhola e francesa, da mesma forma que o dinamismo da moda contemporânea nova-iorquina. Ele consegue reunir esse sentido do luxo e do drama, sendo reconhecido mundialmente", completou Valerie em comunicado.

Oscar de la Renta receberá o prêmio durante a realização da Semana da Moda de Nova York, prevista para ser realizada em setembro de 2012.

"É uma honra receber este prêmio do Conselho de Costura do Museu da Moda do FIT. É um reconhecimento extraordinário", afirmou De la Renta, que ressaltou o trabalho da instituição "em relação ao futuro da moda".

A presidente do FIT, Joyce Brown, também reconheceu o trabalho do estilista, afirmando que "através de suas criações elegantes e atemporais, ele se tornou uma lenda no mundo da moda".


Oscar de la Renta nasceu na República Dominicana e realizou seus estudos na Academia de Belas Artes de San Fernando, em Madri, onde começou seu interesse pelo mundo da moda e iniciou sua carreira profissional ao lado do espanhol Cristóbal Balenciaga.

O estilista lançou sua primeira coleção de "prêt-à-porter", batizada com seu próprio nome, em 1965, seis anos antes de conseguir a cidadania americana. De la Renta também já recebeu outros importantes prêmios de moda, como o Agulha de Ouro, em 2002, na Espanha.