Topo

Moda norte-americana presta homenagem à carreira de Oscar de la Renta

O estilista Oscar de La Renta recebe prêmio das mãos de Michael Bloomberg, prefeito de Nova York (05/09/2012) - Getty Images
O estilista Oscar de La Renta recebe prêmio das mãos de Michael Bloomberg, prefeito de Nova York (05/09/2012) Imagem: Getty Images

De Nova York

06/09/2012 11h15

A trajetória do estilista dominicano Oscar de la Renta foi reconhecida na quarta-feira (5) pelo Conselho de Costura do Instituto da Moda de Nova York, que concedeu seu prêmio máximo ao costureiro, ato que abriu a semana da moda da cidade, que começa nesta quinta.

"Para mim é uma honra receber um prêmio, sobretudo, por algo que adoro fazer. Para mim, a moda é uma paixão, algo em que estou há muitos anos", disse à agência Efe o designer, antes de receber o prêmio das mãos do prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, em um evento lotado no teatro David H. Koch, do Lincoln Center, que se referiu ao costureiro como "uma lenda" e um "amigo próximo".

De la Renta, um dos costureiros mais respeitados nos Estados Unidos, contou que, apesar de suas cinco décadas de moda, ainda está "aprendendo, ainda há novos desafios" em sua carreira bem-sucedida, com que construiu um império.

O designer é o preferido de personalidades que vão de primeiras-damas americanas até estrelas como a atriz Sarah Jessica Parker, que esteve no evento, usando um vestido de verão até o joelho com estampa de quadrados vermelhos e brancos.

O criador dominicano, cujo império inclui roupas íntimas para homens e mulheres, perfumes, acessórios, artigos para casa, coleções infantis, sapatos e joias, lembrou que sua musa sempre foi a mulher, que veste desde 1965 quando criou sua empresa em Nova York, onde mora. Sua nova coleção, para o Verão 2013, será apresentada em 11 de setembro.

"Aprendo com a mulher que visto. É extraordinário o que aconteceu com a mulher nos últimos 40 anos. Sinto-me orgulhoso de ter sido testemunha de seu avanço", afirmou o estilista, que hoje foi definido no evento como sinônimo de "elegância, glamour e romantismo".