Topo

Semana de moda de Berlim é vitrine da moda alemã para a próxima temporada

Tenda é montada em frente ao Portão de Brendemburgo para a semana de moda de Berlim, na Alemanha. O evento acontece entre 14 e 19 deste mês - Rainer Jensen/EFE
Tenda é montada em frente ao Portão de Brendemburgo para a semana de moda de Berlim, na Alemanha. O evento acontece entre 14 e 19 deste mês Imagem: Rainer Jensen/EFE

De Berlim

15/01/2014 11h19

A semana de moda de Berlim começou nesta terça-feira (14) em uma passarela diante do icônico Portão de Brandemburgo, onde mais de 50 criadores, na maioria alemães, vão exibir suas apostas para a temporada Inverno 2014.

O desfile foi aberto pela coleção da marca berlinense Hein Le, veterana no evento e que apostou no minimalismo, com peças sem botões nem golas e em tons malva e turquesa escuro. Já a austríaca Rebekka Ruetz preferiu as transparências combinadas com tons escuros para sua linha feminina.

Com eles, outros 50 estilistas, como Kaviar Gauche, Kilian Kerner e Lala, mostrarão até sexta suas propostas para a próxima temporada outono-inverno na capital alemã.

"Nessa temporada temos uma vasta gama de estilistas promissores que inspirarão e emocionarão o público profissional", disse Jarrad Clark, vice-presidente e diretor criativo da IMG, organizadora do evento.

Além dos desfiles, durante a a semana de moda de Berlim ,diversos pontos da capital receberão os chamados "Showrooms Days Berlin", uma plataforma para jovens designers e marcas novas divulgarem seu trabalho ao público.

A feira de profissionais Bread & Butter acontece paralelamente nesses dias no espaço do antigo aeroporto de Tempelhof, um ponto de encontro de marcas e profissionais especializados em moda jeans e urbana. Mais de 20 marcas espanholas estarão presentes na feira, entre as quais se destacam a Desigual, a Coolway, a Custo Barcelona e a Yerse.

  • Tobias Schwarz/Reuters

    Ativistas da Peta, ONG pelos direitos dos animais, fazem manifestação em frente ao Portão de Brandemburgo, onde está sendo realizada a semana de moda de Berlim. Elas carregam cartazes com os dizeres "Na pele de quem você está?"

A moda sustentável também tem espaço na temporada com o projeto Ecofashion, que conta com apresentações de propostas de moda ecológica.

Por ocasião da realização desses eventos, três ativistas da organização de defesa dos animais Peta se manifestaram nesta manhã contra o uso de peles na moda também em frente ao Portão de Brandemburgo.