Topo

Modelo com síndrome de Down vai desfilar na Semana de Moda de Nova York

11/09/2015 11h38

Primeira modelo adulta com síndrome de Down e um dos símbolos da inclusão social de deficientes, a australiana Madeline Stuart vai realizar um grande sonho: desfilar na Semana da Moda de Nova York.

Aos 18 anos, ela entrará na passarela no próximo domingo (13) pela marca FTL Moda, que tem a temática da inclusão em seu DNA, e se tornará a segunda pessoa com síndrome de Down a desfilar no evento, depois da atriz Jamie Brewer.

Mas, para Maddy, como é carinhosamente chamada, a grande aspiração de sua vida não é simplesmente ser modelo, mas, através disso, fazer algo mais altruísta.

"Ela ama modelar, e a apoio em seu sonho, mas para mim e para ela se trata de espalhar o amor e educar as pessoas", comentou à Agência Efe Rosanne Stuart, mãe e assessora da jovem.

Há pouco mais de um ano, a mãe ouviu a sequência de palavras "mamãe, eu, modelo" serem ditas por Madeline, que tem limitações na fala. Bastou isso para ela passar a se dedicar ao sonho da filha.

Agora, Maddy é o rosto da marca de maquiagem Glossigirl, enquanto a EverMaya batizou uma de suas bolsas de "The Madeline" e se comprometeu a destinar todo o valor arrecadado com o produto à Sociedade Nacional de Síndrome de Down dos Estados Unidos (NDSS).

Podia parar por aí, mas o talento e o carisma de Maddy mereciam mais, e ela foi indicada aos prêmios "Orgulho da Austrália" e "Jovem Australiano do Ano". Em breve será premiada como "Modelo do Ano" do Melange 2015, em São Francisco, nos EUA.

Com mais de 460 mil fãs no Facebook e 75 mil no Instagram, Maddy se tornou inspiração para muitas pessoas com necessidades especiais não só no seu país, mas em todo o mundo. Suas conquistas a transformaram em embaixadora honorária da inclusão social e ela luta para derrubar preconceitos no duro mundo da alta-costura.

"Maddy ama pessoas e quer que todos sejam iguais. Ela faz esporte todos os dias da semana e eu a levo a todos os lugares. Ela quer participar de tudo. Até paraquedismo e esqui aquático ela já fez. Quero que a sociedade veja o que ela me ensinou e que o mundo seja melhor. Acredito nisso e criei minha filha assim", afirmou Rosanne.

Nesta quinta-deira (10), antes de ir a Nova York, Madeline participou da noite de premiação do festival de curtas-metragens "Focus on Ability" (Foque na Habilidade), em um teatro de Sydney, usando vestido branco e prateado. Maddy, que emagreceu 20 quilos para encarar a nova profissão, não é diferente de outras meninas da sua idade. Aplaudida com entusiasmo na cerimônia, ela não conseguiu esconder o nervosismo e ansiedade que proporcionam toda esta novidade.