Moda

Balanço Fashion Rio, 5º dia: Destaques são inquietude de Karlla Girotto e clima "zen" de Cavendish

Publius Vergilius/UOL
Desfile de Karlla Girotto no Fashion Rio (18/06/05) Imagem: Publius Vergilius/UOL

Da Redação

19/06/2005 00h05

No penúltimo dia do Fashion Rio, neste sábado (18), os grandes destaques ficaram por conta dos desfiles (totalmente diferentes) de Karlla Girotto e da Cavendish.



O dia começou com o desfile coletivo dos novos estilistas do Rio Moda Hype, evento destinado a lançar jovens talentos da moda. Felipe Eiras, Marciana, Carpe Diem, Madre Santa e Koolture fazem parte desse time. Depois, outras seis marcas já estabelecidas desfilaram: Walter Rodrigues, Karlla Girotto, Totem, Lenny, Márcia Ganem e Cavendish.



A paulista Karlla Girotto trocou as performances das edições passadas por um desfile convencional para apresentar seu verão 2006 e, com essa mudança, ao invés de enfatizar o questionamento dos limites entre moda e arte performática na maneira de apresentar seu trabalho, Karlla traz essa discussão para as roupas em si. Assim, a estilista consegue criar uma coleção instigante e viável comercialmente, que preserva sua verve criativa e inquietação, à qual deu o nome pertinente de "Fronteira".



A Cavendish criou coleção de verão de inspiração hippie e zen, num desfile com música ao vivo que evocava uma atmosfera "paz e amor".



A coleção se baseou nas formas hippies para as batas, túnicas e saiões. Roupas confortáveis em materiais naturais, mas com uma roupagem urbana e contamporânea que se revelava nas proporções mais secas e curtas e nas sobreposições.



Walter Rodrigues apresentou uma coleção em que se destacam a qualidade dos materiais e das modelagens, emprestadas da alta-costura e da alfaiataria.



Em vestidos justos, mais perto do corpo, de jacquard de seda pintado, a construção em moulage (diretamente sobre o corpo) remetia a Saint Laurent, uma das referências invocadas pelo estilista para explicar sua coleção.



A marca carioca de moda praia Lenny lançou biquínis e maiôs, peças pautadas pela funcionalidade, que, com acabamentos detalhados e preciosos, viram "bijoux".



Maiôs ganham correntes recobertas de miçangas douradas, além de fechamentos e aviamentos com aplicação de pedrarias. Amarrações pendem nas costas como laços soltos que trazem um detalhe de moda a essas peças.



Outra característica forte da coleção, uma tradição da marca, são as estampas, que normalmente se tornam hits do verão carioca.



A estilista baiana Márcia Ganem mostrou um desfile confuso, em que vestidos transparentes e esvoaçantes brancos pareciam se transformar aos poucos em trajes de viúva-negra, efeito reforçado por mantilhas pretas sobre a cabeça.



Se a estilista tivesse explorado mais a estrutura das roupas e se aprofundado no trabalho com a renda, ainda que com a referência às roupas de dormir, o resultado poderia ter sido mais aproveitável.



Entre os cinco jovens talentos que se apresentaram em desfile coletivo no projeto Rio Moda Hype, Felipe Eiras fez exercício de formas intrincadas. Apesar de difícil de ser usado no cotidiano, este tipo de trabalho aponta possibilidades de evolução na construção das roupas, sugerindo novas maneiras no vestir.



A marca Marciana foi a segunda a apresentar sua coleção no desfile coletivo, com coleção alegre e descontraída, com cores vibrantes e trabalho de bordado nos vestidos.



A marca Madre Santa fez moda singela, a partir de malharia e aviamentos, como galões coloridos. A estilista da marca, Lívia Amorim, abriu a canastrinha de sua avó e de lá retirou a inspiração para seu trabalho.



A Carpe Diem fez um mix chique entre alfaiataria e "surfwear". As estampas floridas, ícones do estilo de praia, vieram em monocromias e tonalidades "sérias" em bege e marrom, comuns no guarda-roupa masculino.



Finalmente, a Koolture apresentou uma coleção comercial, calcada nas marcas já estabelecidas de moda jovem, como Colcci e Triton. A partir disso, fez um desfile bem resolvido, com peças pequenas, como shorts, sainhas, camisetinhas regatas e coletes. Leia também|Cavendish faz desfile "zen", inspirado nos hippies e na Índia, ao som de Beatles|http://moda.uol.com.br/ultnot/2005/06/18/ult2976u112.jhtm|Análise: Cavendish apresenta coleção hippie de formas atualizadas|http://moda.uol.com.br/ultnot/2005/06/18/ult2976u113.jhtm|Márcia Ganem desfila coleção em preto e branco ao som de Chico Buarque|http://moda.uol.com.br/ultnot/2005/06/18/ult2976u109.jhtm|Análise: Márcia Ganem faz desfile confuso que mistura viúva-negra e negligê|http://moda.uol.com.br/ultnot/2005/06/18/ult2976u108.jhtm|Lenny faz desfile de moda praia chique, com "vips" na platéia e tops na passarela|http://moda.uol.com.br/ultnot/2005/06/18/ult2976u106.jhtm|Análise: Lenny faz "maiô-bijoux", com acabamentos e detalhes preciosos|http://moda.uol.com.br/ultnot/2005/06/18/ult2976u107.jhtm|Totem se inspira na Bahia de Dorival Caymmi para fazer coleção de verão|http://moda.uol.com.br/ultnot/2005/06/18/ult2976u103.jhtm|Karlla Girotto discute e mistura frivolidade e introspecção em desfile que cruza fronteiras|http://moda.uol.com.br/ultnot/2005/06/18/ult2976u101.jhtm|Análise: Karlla Girotto transforma inquietação em roupa|http://moda.uol.com.br/ultnot/2005/06/18/ult2976u102.jhtm|Walter Rodrigues desfila mistura de YSL, alfaiataria, anos 70 e 80 em vestidos vibrantes|http://moda.uol.com.br/ultnot/2005/06/18/ult2976u97.jhtm|Análise: Walter Rodrigues apresenta coleção calcada na qualidade de materiais e modelagem|http://moda.uol.com.br/ultnot/2005/06/18/ult2976u98.jhtm|Segunda leva de jovens talentos do Rio Moda Hype abre 5ª dia de Fashion Rio|http://moda.uol.com.br/ultnot/2005/06/18/ult2976u89.jhtm|Análise: Felipe Eiras faz complexo exercício de formas no Rio Moda Hype|http://moda.uol.com.br/ultnot/2005/06/18/ult2976u90.jhtm|Análise: Marciana apresenta cores vibrantes e bordados no Rio Moda Hype|http://moda.uol.com.br/ultnot/2005/06/18/ult2976u91.jhtm|Análise: Madre Santa abre canastrinha de sua avó na passarela do Rio Moda Hype|http://moda.uol.com.br/ultnot/2005/06/18/ult2976u92.jhtm|Análise: Carpe Diem faz mistura chique de "surfwear" com alfaiataria no Rio Moda Hype|http://moda.uol.com.br/ultnot/2005/06/18/ult2976u93.jhtm|Análise: Koolture faz moda comercial inspirada em marcas jovens no Rio Moda Hype|http://moda.uol.com.br/ultnot/2005/06/18/ult2976u94.jhtm

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