Moda

Alemão Jüergen Oeltjenbruns renova carioca Redley e planeja expansão da marca

Divulgação
Vestido que a Redley desfilará na sexta (13), em desfile que encerrará esta edição do Fashion Rio Imagem: Divulgação

CAROLINA VASONE
Editora de UOL Estilo

06/06/2008 22h05

Ele já trabalhou na americana Donna Karan e na italiana Versace, em ambos os casos na criação das linhas masculinas das marcas. É alemão (daí vêm o nome e o sobrenome difíceis) mas resolveu, há cerca de um ano, se mudar para o Brasil por uma boa causa fashion: transformar a carioca Redley numa marca melhor. "Fui contatado por meio de um 'head hunter', em Nova York. Nunca tinha ido à América Latina, fiquei curioso com a proposta", conta Jüergen (se pronuncia "Iúrguen").

A estréia aconteceu com imprevistos, no Fashion Rio, na coleção para o Verão 2008, apresentada em junho passado. Juërgen, que é só elogios aos profissionais brasileiros, ainda não estava acostumado ao ritmo de trabalho local. "Eu pedia as coisas e todo mundo dizia 'sim, claro'. No dia do desfile, metade das roupas não havia sido entregue. Foi o pior desastre que sofri numa semana de moda, mas no final deu tudo certo", diz. No Inverno 2008, em janeiro deste ano, porém, o alemão mostrou a que veio e, sem deixar de lado o espírito esportivo da grife imprimiu personalidade, desenho de moda e sofisticação, numa coleção de streetwear poderoso. "A Redley sempre vai ter esta atitude relax. Mas eles estavam muito abertos também às mudanças, a um trabalho de reposicionamento da marca", diz, sobre o encontro da tão procurada "identidade da grife".

Especializado em moda masculina no Royal College of Art, em Londres, Jüergen considera seu estilo "mais minimalista" do que o que criou e pretende continuar criando para a Redley. A silhueta precisa das peças, no entanto, mostra este aspecto do estilista, que confere imagem "cool" à última coleção.

Para o Verão 2008/09 da Redley, Jüergen adianta o que será mostrado no último dia do Fashion Rio, na próxima sexta (13), no desfile de encerramento do evento. "Pensei em misturar a herança esportiva da grife com um estilo hippie, de formas orgânicas, e um toque 'high tech'", afirma. O verde - cor preferida do designer - aparecerá em vários tons, assim como o azul. As estampas digitais terão desenhos gráficos e a modelagem, trabalhos de uma espécie de plissado ao contrário, como o do vestido que você vê na foto acima, na imagem exclusiva da coleção. Na linha feminina, o comprimento virá na altura do joelho. Não frustrará as meninas do Rio, que adoram uma minissaia? "Quero propor uma outra silhueta para as cariocas pensarem a respeito", arrisca.

Com negócios em Nova York, onde mantém o showroom de uma marca própria de roupas masculinas ("os tecidos são todos japoneses, tudo feito à mão, uma loucura") chamada Oeltejenbruns, o novo diretor criativo da Redley pretende expandir o alcance da marca, criada em 1985 sem grandes pretensões fashion, para um público surfista. "Adoro desenhar casacos! No Rio faz muito calor, mas não dá para criar só shorts e camisetas", diz, rindo.

Nos planos de expansão, já está confirmada a abertura de uma loja própria em São Paulo este ano. O endereço no Japão ainda está sendo estudado.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
Opiniões Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo