Moda

Japão e Havaí se misturam ao verão carioca fashion e sem pose da Cantão

Alexandre Schneider/UOL
Coleção da Cantão trouxe peças supercoloridas em degradê (técnica dip-dye) e com cavalo baixo Imagem: Alexandre Schneider/UOL

CAROLINA VASONE
Enviada especial ao Rio de Janeiro

12/06/2008 02h18

Pequeno tumulto na entrada da sala de desfiles. Os convidados da primeira fila - geralmente destinada à imprensa especializada e aos espectadores famosos - sentam nas cadeiras e puxam o material de divulgação para o Verão 2008-09 da Cantão e ficam surpresos: a grife descreveu todos os looks, na ordem de entrada da apresentação, conforme a modelo que vestiria a roupa.

Se a Cantão parece ter alcançado profissionalismo em hábitos como imprimir para o público o roteiro do desfile, raríssimo no Brasil mas comum em apresentações como Chanel, Louis Vuitton e Dior, sua garota também mudou, mas só em uma parte: gosta cada vez mais de moda. Mas gosta mesmo é de ser carioca e despojada.

Assim, com toda a carga fashion que a nova coleção de verão da Cantão possa ter, a garota Cantão continua sossegada, bonita, colorida, sem fazer pose. Trata-se de uma menina "fashion feliz", que, nesta temporada, usa calças de cavalo baixo estilos saruel, em jeans degradê ou tecido colorido, veste peças em degradês de dip-dye (técnica parecida ao tie-dye), usa muitos, muitos vestidos. A estamparia vem das camisas havaianas, chamadas de Aloha, que, nos anos 30, ganharam influência dos desenhos japoneses milenares, graças à imigração japonesa no Havaí.

Da descoberta da responsabilidade dos japoneses nos florais das camisas havaianas nasceu o interesse em brincar com as referências orientais. Elas aparecem muito bem utilizadas quando menos óbvias, caso dos vestidos estilo dobradura, com camadas de pregas horizontais, nas barras de vestidos e saias e golas de blusas com faixas de espécies de babados de dobradura. Quando o tema japonês fica mais evidente, como nos vestidos e tops estilo quimono, a coleção fica menos interessante.

Explosão de cores em estampas puxadas para o verde, o alaranjado e o vermelho, o verão da Cantão conta ainda com desenhos de flores japonesas, de bambu, de folhagem, além do efeito degradê, visto tanto com as cores mais marcadas como na calça jeans pantalona azul quanto na calça saruel, com degradê também de jeans, só que mais suave. Entre os tecidos, destaque para a seda e para o algodão.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
Opiniões Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo