Moda

Aos 17, Pedro Lourenço mostra rigor e personalidade de moda no SPFW

Alexandre Schneider/UOL
Isabeli Fontana em vestido da coleção Verão de Pedro Lourenço Imagem: Alexandre Schneider/UOL

CAROLINA VASONE
Editora de UOL Estilo

22/06/2008 14h04

O desfile estava inicialmente marcado para às nove horas da manhã de um domingo, este (22), penúltimo dia do São Paulo Fashion Week. O local, fora do prédio da Bienal, no espaço de eventos do shopping Iguatemi, mesmo endereço do desfile da mãe, Gloria Coelho. A coleção nem seria comercializada, o que diminui, em tese, o interesse de convidados e imprensa que trabalham numa temporada de moda ao longo de uma semana para ver, analisar e passar adiante dezenas de propostas para se usar no próximo verão. Reclamações sobre o adiantado da hora numa manhã dominical de labuta fashion feitas, desfile remarcado para à dez, início quase às onze. E aí, não há como não perdoar todos os caprichos do jovem Pedro Lourenço quando, aos 17 anos (completados no último dia 10), ele provoca orgulho na platéia de moda, como certamente orgulhou os pais Gloria Coelho e Reinaldo Lourenço.

Numa coleção assumidamente atemporal (no sentido de que não é necessariamente pensada para o próximo verão) e experimental, com 15 looks, Pedro Lourenço se inspira em pássaros, com foco nas asas, e mostra personalidade e pulso criativo, aliado a um rigor formal nas construções elaboradas e bem estruturadas das roupas. Há referências às formas arredondadas e contínuas (a curva da cintura do corselet dá continuidade à curva arredondada da saia no quadril, que termina mais dura na barra da saia) da Balenciaga de Nicolas Guesquière, de onde também vêm as joelheiras e próteses de braços, ambos de metal (de coleção diferente). Há também o know how e estrutura técnica (tecidos impecáveis, por exemplo) e a influência dos próprios pais na moda extremamente urbana e contemporânea. Mas há, no resultado final, o olhar próprio e decidido de Pedro Lourenço, o que torna suas criações louváveis e interessantes.

Penas de organza e gazar abrem o desfile com Isabeli Fontana, em várias camadas, num vestido curto, volumoso, tricolor em faixas de off-white (branco sujo), amarelo claro levemente queimado, golona preta. A supermodelo se movimenta, as inúmeras penas balançam num ritmo levemente retardado, num efeito quase óptico, orgânico.

O vestido usado por Isabeli deve ter sido um dos que gastaram 100 metros de organza cortada nas lâminas que formavam as penas que, depois, viriam acompanhadas de saias afuniladas de neoprene preto ou branco. O neoprene era também a base da construção das aves de Pedro, cujas asas se tranformam em estampas digitais mais adiante, num tom verde amarronzado com pitada de branco, como no bonito look desfilado por Daiane Conterato, saia de asas, corselet tomara-que-caia branco com bordados brilhantes em preto.

Entre o volume dos pássaros, formas mais secas, junto ao corpo, tanto nas saias de neoprene como nos vestidos em veludo, agora com textura de penugem, em preto, quadril também arrendondado, com bicos na barra, deslocados para o lado.

No final da apresentação, o jovem estilista aparece rapidamente, faz uma saudação sisuda, com os trejeitos de quem ambiciona ser grande, muito grande.


 

SPFW: Pedro Lourenço apresenta looks inspirados em passáros
COMENTE E ENVIE O VÍDEO

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Opiniões Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo