Topo

Bordados e peças sem costura marcam coleção da Apoena

FERNANDA SCHIMIDT<br>Enviada especial ao Rio

08/06/2009 17h06

Verão de bordados com inspiração em Brasília é a proposta da Apoena para a temporada 2009/10, mostrado em desfile realizado na abertura do quarto dia de Fashion Rio, nesta segunda-feira (8).

  • Alexandre Schneider/UOL

    Viviane Orth desfila frente única da Apoena no Fashion Rio Verão 2010

Pontos sombra e rococó revestiam peças de fundo branco e azul - referência ao vasto céu do distrito federal -, criando estampas florais. O trabalho manual das peças é característica da marca, que trouxe também blusas saias e vestidos (o inicial, listrado, em Aline Weber) em crochê quadrado. Algumas peças, contou a estilista Kátia Ferreira do backstage, levaram até 15 dias para ficarem prontas.

Uma vontade de Kátia, brasiliense por opção, era criar peças sem uma única costura. Para isso, voltou-se para o trabalho de Madeleine Vionnet, francesa responsável pela técnica do corte em viés. Assim, looks como a frente-única com amarração na cintura desfilada por Viviane Orth, com saia branca de bolas em azul claro. A cartela trouxe ainda magenta, laranja e azul escuro.

Arrematando os looks, colares de miçangas coloridas e faixas feitas em tear, utilizadas para marcar a cintura alta das saias e vestidos.