Topo

Carioca Cantão propõe estilo náutico e espírito "faça você mesma" para o verão 2010

FERNANDA SCHIMIDT<br>Enviada especial ao Rio

08/06/2009 18h16

"A história da coleção é 'o que você levaria para uma ilha deserta'", afirmou Yamê Reis, estilista da Cantão, antes do desfile da marca nesta segunda-feira (8), no Fashion Rio.

  • Alexandre Schneider/UOL

    Fabiana Semprebom em vestido da Cantão, no desfile do Fashion Rio

O verão 2009/10 da grife vem com forte trabalho artesanal, desde o look jeans desestruturado de Isabeli Fontana, na abertura do desfile, cheio de babados na diagonal, até os vestidos e coletes com detalhes em macramê nas costas. "É como se a mulher fizesse a própria roupa", disse Yamê.

As tramas apareceram também nos acessórios, como as redes na cabeça de algumas modelos ou as sandálias em tressê. No próximo verão da Cantão, predominaram os verdes e azuis, assim como o shape amplo, no vestido curto de mangas largas e ombros à mostra desfilado pela top Fabiana Semprebom. O cavalo apareceu baixo em shorts, calças, macaquinhos e macacões, muitas vezes até o tornozelo - soltos ou ajustados a ele.

As estampas focaram folhagens (também em espécie natural, no styling), florais e mapas cartográficos de expedições navais - o cenário trazia um mastro, vela e escadas de cordas. As listras em marinho e preto - como o top de biquíni com calcinha de estampa floral e microssaia - reforçavam a inclinação náutica.