Moda

Museu de Nova York faz exposição que explora ligações da moda e o poder

Da Redação

30/07/2009 17h05

O museu do Instituto de Tecnologia da Moda (FIT, na sigla em inglês) promove até o dia 7 de novembro uma exposição que explora as ligações entre as roupas e o poder.

  • Detalhe do tailleur Mao, da estilista chinesa radicada nos EUA Vivienne Tam; o vestido está na exposição "Fashion & Politics", em Nova York, até novembro


"Fashion & Politics" se debruça sobre os últimos 200 anos de história para mostrar como a moda é inluenciada por decisões governamentais, e como ela também é um instrumento de difusão de ideias políticas, como igualdade de direitos, lutas sociais e feminismo.

Uma das peças mais antigas da mostra, é uma bolsinha francesa de tecido, do século 19, que traz bordado o slogan: "Guerre de Sucre", ou "guerra de açúcar", uma referência provocativa à disputa que se travava à época pela supremacia do tráfico de açúcar.

Corpetes, anáguas e roupas de baixo da época da Guerra de Secessão (1861 - 1865) davam um apoio "íntimo" aos soldados ao ecoar a cor de seus uniformes: cinza para Confederados (do Sul), azul para a União (Norte).

No século 20, o auge da propaganda política por meio da moda aconteceu na década de 60, representada na exposição por uma peça de Oscart de La Renta, em apoio a Kennedy, e os minivestidos de papel, com estamparia pop, usados tanto por eleitoras que apoiavam Nixon quanto aquelas que preferiam seu opositor, Hubert Humphrey.

A moda atual também é enfocada. Há uma seção dedicada ao patriotismo, que traz o vestido de bandeira americana usado por algumas celebridades logo após os ataques de 11 de setembro, e o "vestido Obama", lançado há duas temporadas por Jean Charles de Castelbajac.

A mostra traz também um vestido da coleção do verão 2009 de Alexandre Herchcovitch, que tem uma estrutura militar na frente e rufos "românticos" atrás, e que, segundo os curadores da exposição, alude "à dualidade --e talvez confusão-- que vivevmos hoje em dia".

O museu do FIT fica no Instituto de Tecnologia da Moda, na esquina da 7ª avenida com a rua 27.

(Com agências internacionais)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Moda
Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo