Moda

Lilian Pacce lança livro sobre ecobags e diz que sustentabilidade é um "novo luxo"

FERNANDA SCHIMIDT

Da Redação

20/08/2009 22h50

A editora de moda Lilian Pacce lança, nesta segunda-feira (24), o livro "Ecobags - Moda e meio ambiente", parceria da editora Senac e da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da prefeitura de São Paulo. O lançamento, na Livraria da Vila do shopping Cidade Jardim, será precedido por uma mesa-redonda sobre moda, design e sustentabilidade.

  • Divulgação

    Bolsas ecologicamente corretas, criadas pelo estilista Alexandre Herchcovitch


A obra é uma compilação das 120 bolsas ecologicamente corretas criadas por estilistas e marcas brasileiras - entre elas Alexandre Herchcovith, Ash, Blue Man, Carlos Miele, Huis Clos, Juliana Jabour, Mario Queiroz, Neon e Rosa Chá - para a exposição "Eu Não Sou de Plástico", apresentada em setembro de 2007, no Porão das Artes, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e que teve curadoria de Lilian.

A editora acredita que a sustentabilidade na moda, tanto social quanto ecológica, não é só uma onda. "Não é algo passageiro, é um tsunami. E quem não entrar vai se dar mal. É uma questão contemporânea", disse ela em entrevista ao UOL Estilo, "a moda sustentável tem de se transformar em um novo luxo", completou.

Apesar de observar uma maior conscientização e aceitação de práticas ecológicas no Brasil, como o incentivo ao uso de sacolas recicláveis por parte de grandes redes de supermercados, Lilian ainda vê o país com uma presença quase nula no mercado de moda ecológica.

"O Brasil é sempre lembrado por sua natureza exuberante, associada a questões ambientais, mas a sustentabilidade ainda não acontece", disse.

Lilian lembrou que, além de se valer das fibras naturais, como o algodão, por exemplo, a moda ecologicamente correta também se beneficia dos avanços tecnológicos da indústria têxtil, que usa materiais tão diversos como garrafas PET, bambu, milho e pó de café para produzir tecidos.

Com imagens das ecobags, depoimentos de seus criadores e ficha técnica sobre facbricação e materiais, o livro de Lilian pretende incentivar as compras feitas com sacolas reutilizáveis, mas que tenham preocupação com o design. "Um dos grandes valores do livro é mostrar que ecodesign não é artesanato. Ele tem moda agregada", contou a organizadora do volume.

A difusão das bolsas sustentáveis, no entanto, é apenas um passo para o desenvolvimento do setor. É preciso que mais produtos ganhem o status "fashion" e se tornem objetos de desejo dos consumidores. "Mas ainda não vejo algo que tenha o vulto das ecobags", disse Lilian.

Serviço:
Mesa-redonda: Moda, design e meio ambiente
Convidados: Eduardo Jorge (secretário do Verde e Meio Ambiente), Irmãos Campana, Isabela Capeto, Oskar Metsavaht e Lilian Pacce
Quando: 24/8, às 19h
Onde: Livraria da Vila (Av. Magalhães de Castro, 12.000, Cidade Jardim, São Paulo)

Lançamento do livro "Ecobags - Moda e meio ambiente
Quando: 24/8, às 20h
Onde: Livraria da Vila (Av. Magalhães de Castro, 12.000, Cidade Jardim, São Paulo)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Bloomberg
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Moda
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Comportamento
do UOL
do UOL
Colunas - Ricardo Feltrin
do UOL
do UOL
do UOL
Moda
do UOL
do UOL
Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
Topo