Moda

Casa de Criadores divulga lineup e novidades para a próxima edição com passeata e palestras

Da Redação

27/10/2009 13h56

A Casa de Criadores, evento voltado para os novos estilistas brasileiros, divulgou em coletiva nesta terça-feira (27) o lineup e novidades de sua 26ª edição, que será realizada entre 22 e 27 de novembro, em São Paulo.

  • Marcelo Soubhia/UOL

    Desfile do estilista Walério Araújo, que encerrou a última edição da Casa de Criadores e é um dos destaques da programação para o Inverno 2010/11


Para o Inverno 2010/11, o calendário de desfiles foi ampliado para incluir um "fashion mob" (manifestação em formato de flash mob), palestras e debates. Além das apresentações no Shopping Frei Caneca, sede do evento, a marca Gêmeas e o estilista Walério Araújo mostrarão suas novas coleções no Parque da Luz e Museu da Língua Portuguesa, respectivamente.

O Fashion Mob abrirá a programação com uma passeata-manifesto, no dia 22, que terá concentração no Largo do Arouche e será aberta a todos os interessados em mostrar seu trabalho. "A ideia é chamar os amigos e colocar todos vestidos com as suas criações para desfilar como um bloco. Vamos entrar em contato com sindicatos de costureiras, maquiadores, agências de modelos e organizações como a Abit para convidá-los a participar", disse André Hidalgo, diretor do evento. A manifestação será dividida em três categorias: artística, política e de moda, que serão julgadas por uma comissão. A coleção mais votada na categoria Moda será convidada a desfilar durante o lineup da próxima edição da Casa de Criadores, em maio. Não é necessário inscrição para participar.

A passeata irá se encerrar no Parque da Luz, onde acontecerá o desfile das Gêmeas - também aberto ao público - e para onde foi transferido o Festival de Música Casa de Criadores, que até a última edição era realizado no lounge montado no espaço de eventos do Shopping Frei Caneca. As bandas interessadas em tocar no festival podem se inscrever pela internet. A produção do evento oferecerá às selecionadas transporte (para bandas de fora de São Paulo) e um cachê simbólico.

As palestras e debates serão gratuitos e ministrados no auditório da Pinacoteca - o ingresso na instituição, no entanto, será cobrado (R$6 e R$3). A agenda inclui palestras sobre macro tendências de consumo e material reciclado e debates sobre crítica de moda, voltados para o público universitário. Os convidados ainda não foram definidos pela organização e os detalhes para inscrição ainda serão divulgados.

A programação de desfiles contará novamente com a premiação Ponto Zero, que leva criações de estudantes de moda à passarela, o Projeto LAB, de novíssimos estilistas, e o lineup regular, com marcas como Der Metropol, João Pimenta, Milena Hamani, No Hay Banda e Rober Dognani. A estreia da temporada ficará a cargo do estilista mineiro Ronaldo Silvestre, que já participou do Rio Moda Hype e Dragão Fashion, de Fortaleza.

O encerramento da Casa de Criadores acontecerá na festa Alelux, no Clube Gloria, no dia 27, com performance da transexual norte-americana Amanda Lepore, que também assistirá aos desfiles do último dia de evento da primeira fila.


27ª CASA DE CRIADORES

Dia 22 de novembro, domingo:
13h às 14h30 Fashion Mob (concentração no Largo do Arouche)
17h Desfile: Gêmeas (Parque da Luz)
18h Festival de Música Casa de Criadores (Parque da Luz)

Dia 23 de novembro, segunda-feira:
21h Desfile: Walério Araújo (Museu da Língua Portuguesa)

Dia 24 de novembro, terça-feira:
14h30 Palestra: "Macro Tendências de Consumo" (Pinacoteca)
16h Debate: "Crítica da Crítica" (Pinacoteca)
21h Performance: oNONO (Cartel)

Dia 25 de novembro, quarta-feira:
14h30 Palestra: "Em Carta: Comédia da Moda Privada" (Pinacoteca)
16h Debate: "Caos por M2" (Pinacoteca)
21h Desfiles: João Pimenta, Milena Hamani, Ronaldo Silvestre, No Hay Banda, R. Rosner e Urussaí (Shopping Frei Caneca)

Dia 26 de novembro, quinta-feira:
14h30 Palestra: "Crise: Material Reciclado" (Pinacoteca)
16h Debate: "Do Casebre ao Casarão" (Pinacoteca)
21h Desfiles: Projeto LAB [Karin Feller, Danilo Costa, Projeto Box, Jadson Ranieri e Arnaldo Ventura], Ianire Soraluze, Der Metropol, Marcelu Ferraz, Tony Jr. e Rober Dognani (Shopping Frei Caneca)

Dia 27 de novembro, sexta-feira:
21h Desfiles: Ponto Zero [Leandro Gabionette, Ana Paula Becker, Bruno Campos, Alice Sinzato e Helena Kussik, Cynthia Hayashi, Cristiane Soares, Ana Beatriz Leme e Claudia Yasumura], Geraldo Couto, André Phergom, Diva, Prints I Like, Purpure e Gustavo Silvestre

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Moda
Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo