Topo

Bermudas combinam com a praia e a cidade; veja mais de 70 opções de compra

16/11/2009 20h40

Há quinze anos, se você usasse bermuda na avenida Paulista, por exemplo, poderia ser considerado um turista perdido. Hoje, a bermuda é não apenas usual, mas uma das peças mais importantes entre os lançamentos para a próxima estação. Hora H conta sua história, ensina como usá-la e aponta quais são os modelos indicados para a praia e a cidade.


 

Divulgação

 

FOTOS: VEJA 74 OPÇÕES DE BERMUDAS PARA O VERÃO

A bermuda tem sua origem no exército britânico no final do século 19. Para aliviar seu incômodo no calor de postos avançados em clima quente, as tropas começaram a cortar suas calças na altura do joelho. O próprio exército reconheceu a necessidade de melhorar os uniformes e adotou a calça cáqui curta como padrão oficial. A peça tornou-se, conhecida como bermuda, quando os civis residentes do arquipélago das Bermudas começaram a copiar os soldados britânicos que atuavam no local.

A peça que chamamos de bermuda tem sua barra na altura do joelho ou um pouco acima. Os shorts são um pouco mais curtos e, geralmente, usados em práticas esportivas, apesar de muitos estilistas tentarem, durante as últimas temporadas de moda, emplacar seu uso de maneira mais casual.

Depois dos anos 80, com o sucesso de esportes como o surf e o skate, a bermuda foi ganhando outros contornos. As confeccionadas para o surf ganharam tecidos impermeáveis como náilon e tactel, além de estampas floridas, de hibisco e paisagens tropicais com direito a coqueiro e praias.

Aos skatistas deve-se o uso da bermuda em ambiente urbano. Seu modelo preferido é bem largo, similar às calças do movimento hip hop, que levou para fora das quadras de basquete os uniformes dos seus ídolos do esporte, na década de 70. Hoje, a peça é amplamente aceita nas ruas por pessoas de todas as idades e classes sociais.

Para este verão, as bermudas que vão para a praia também frequentam a cidade, sem nenhum problema. As clássicas estampas florais vêm misturadas com padrões geométricos para dar um ar mais urbano. Aposte também nas utilitárias bermudas cargos, tanto em modelos básicos monocromáticos, quanto em xadrezes mais leves. A modelagem é um pouco mais seca, não tão larga quanto os antigos modelos. A versão em jeans também continua firme e forte. Ou seja, opções não vão faltar para quem privilegia conforto e frescor em altas temperaturas.

Veja dicas na hora de usá-las:

1. Bermuda é uma peça casual, portanto evite usá-la em ambientes de trabalho, a menos que a chefia permita;

2. Ela combina com calçados esportivos, como tênis, dockside, mocassim esportivo, chinelo, sandálias;

3. Se quiser usar com meias, prefira as esportivas e as do tipo sapatilha, que não aparecem;

4. Quanto ao cinto, use os modelos esportivos de lona ou sarja;

5. Bermuda estampada fica bem com camisetas, polos, camisas esportivas lisas;

6. A camisa pode ficar para fora ou para dentro da bermuda. Se estiver fora de forma, use por fora, pois marca menos a barriga;

7. Quando o tempo esfriar, você pode usá-la com casacos esportivos e camisetas de manga longa;

8. A cintura deve ficar próxima ao osso do quadril, evite usá-la muito acima. Bermudas muito largas e caídas ficam bem para os mais jovens;

9. O fechamento da bermuda pode ser com botão, cordão ou elástico. Experimente e veja com qual você se adapta melhor;

10. Dê preferência às bermudas feitas em tecidos leves e confortáveis, como por exemplo, algodão, sarja, linho, náilon e tactel.


Colaborou para esta coluna Paula Baraldi