Topo

Tênis de cano alto: do skate para a moda

Tênis de cano alto com aspecto gasto da Osklen - Divulgação
Tênis de cano alto com aspecto gasto da Osklen
Imagem: Divulgação

18/04/2010 23h33

Os tênis de cano alto nasceram nas quadras de basquete, foram popularizados pelos skatistas na década de 80 e chegam hoje novamente às ruas das principais cidades do mundo. O Hora H desta semana conversou com o especialista em cultura sneaker (tênis em inglês) Pérsio Tagawa sobre a história deste tipo de tênis, faz um apanhado das marcas e modelos mais legais e dá dicas de como usar o seu cano alto.

O Brasil é o segundo maior mercado de skate do mundo, e de acordo com a única pesquisa realizada sobre o assunto pela Datafolha em 2006, cerca de 3,2 milhões de domicílios brasileiros têm pelo menos um morador que possui um skate, o que corresponde a, aproximadamente, 6% do total de domicílios. O resultado é uma grande influência na moda, fazendo com que esses tênis se tornassem desejados mesmo pelos que não andam de skate.

O mercado hoje disponibiliza um número bem variado deste tipo de calçado. A indústria de tênis para skate movimenta mais de R$800 milhões de dólares por ano, de acordo com o livro "Made For Skate" (em português, Feito para o Skate) da editora Harcover, que conta a história dos tênis de skate.

Embora a popularização dos tênis nas ruas tenha sido por meio dos skatistas, foi nas quadras de basquete que os tênis de cano alto tiveram sua primeira vitrine, na década de 50, principalmente com o modelo Chuck Taylor da Converse, que é um clássico até hoje fora das quadras.

“Na década de 80, os tênis de cano alto eram uma unaminidade entre os skatistas, principalmente o modelo Air Jordan da Nike, até que um determinado grupo, no começo da década de 90, começou a cortar os seus tênis de cano alto alegando que os pés necessitavam de uma mais mobilidade para fazer as manobras com os seus skates. Desde então, os modelos mais baixos passaram a ser a maioria entre os praticantes do esporte”, conta Tagawa.

Mesmo com esta mudança, os modelos “hi tops” (em inglês, modelos de cano alto), ganharam fãs fora das pistas de skate e se tornaram ícones da moda de rua. Nos dois últimos anos, segundo Takagawa, houve uma procura muito grande por estes tênis no Brasil. Para ele, um dos grandes responsáveis por esta febre é o modelo Skytop, da marca californiana Supra. “Quando a gente fala de tênis de cano alto hoje, é impossível não citar a marca californiana Supra e o modelo Skytop, desenhado pelo skatista profissional Chad Muska, que revolucionou o mercado sendo um pouco mais alto (daí o nome Skytop), com solado vulcanizado e com um design super diferenciado. O modelo ganhou vários prêmios e foi tão inovador que praticamente todas as grandes marcas foram obrigadas a fazer modelos parecidos ou inspirados no Skytop”, garante.

 Entre a concorrência, a reação da Nike foi lançar, em 2009, o modelo Air Yeezy com o rapper americano Kanye West, cujo estoque esgotou em apenas 15 minutos nas lojas Maze, especializadas em skate. Já a Adidas apresentou em março deste ano no Brasil (nos EUA, em janeiro) os modelos Star Wars, que de acordo com a marca  “são os tênis mais bacanas da galáxia”.

Independentemente do modelo, mesmo para quem não pratica skate, o tênis de cano alto é ideal para jovens tanto de espírito quanto de idade. A idéia ao usar um modelo de cano alto é deixar as calças um pouco para dentro do tênis, de maneira irregular. Os mais jovens podem usar com calça jeans skinny com a barra dobrada ou também colocada para dentro. Com bermudas, não tem erro, use seu modelo com meias, que podem ser brancas, as mais neutras, ou combinando com uma das cores dos tênis, e ainda com padrões como xadrezes, por exemplo.

Colaborou nesta coluna Paula Baraldi

HORA H agradece a Pérsio Tagawa, da loja Maze Skateshop, Limited & Love (SP)