Topo

No desfile da Burberry, motoqueiros fashion e celebridades disputam a atenção do Verão 2011

MARIA EUGENIA TOMAZINI

Colaboração para o UOL, de Londres

21/09/2010 22h15

Na entrada do desfile da Burberry, o ritual das celebridades se repetia: chegada de Mercedes-Benz, abraço no assessor de imprensa, parada para os fotógrafos. Entre um clique e outro, gritos para que a celebridade da vez tirasse o casaco para mostrar a roupa que vinha embaixo - na grande parte dos casos, um look da Burberry. Foi assim com a socialite Poppy Delevigne e a tenista Serena Williams. A cada famoso que pisava no tapete da Burberry, a multidão de convidados vibrava. Até a editora de moda do International Herald Tribune, a poderosa Suzy Menkes, tietava a cena: com uma máquina fotográfica descartável registrava tudo.

  • Maria Eugenia Tomazini/UOL

    Em cena irônica na primeira fila, Sarah Jessica Parker se apresenta a Alexa Chung: "Oi, tudo bom? Meu nome é Sarah. Acho que não tínhamos sido apresentadas”

Um carpete macio substitui o tradicional chão de cascalho (difícil de andar em salto alto) do Chelsea College of Arts que, desde o retorno da marca para a semana de Londres em Setembro de 2009, abriga os desfiles da Burberry.

O desfile é provavelmente o mais esperado da semana de Londres. Em termos de moda, porque Christian Bailey, diretor criativo da marca, é um dos nomes mais importantes do cenário fashion atual. Em termos de mídia e atenção, tem o mesmo peso da estreia de um filme em Leicester Square – com canais de TV e fotógrafos de todo o mundo se acotovelando pelo melhor shot.

Logo na chegada, a rua foi fechada por barricadas em que seguranças e policiais faziam a escolta dos convidados. Para os fãs, restava o outro lado da calçada. Toda a equipe de assessoria da marca usou iPads – uma lista virtual dos convidados interligava todos os iPads evitando que duas pessoas usassem um mesmo nome para entrar na sala de desfile – erro comum quando se usa uma lista de papel . Cada convidado que chegava tinha o seu nome automaticamente ‘ticado’ da lista matriz.

Na passarela, a principal inspiração de Christopher Bailey foram os motoqueiros. Jaquetas e calças skinny ultra coladas em couro e roupas com detalhes acolchoados inundaram o Verão 2011 da marca. A modelagem da jaqueta é bem característica dos adeptos ao esporte sobre duas rodas: cropped com a golinha levemente levantada e fivelas. Os tons cítricos do verde, laranja e pink aparecem nos acessórios como bolsas e cintos brilhantemente quebrando a sobriedade dos tons neutros.

Assim como em outros desfiles desta temporada, a Burberry também apresentou uma coleção de primavera-verão com cara de outono - tanto pelos tons pouco vibrantes quanto pelos looks relativamente 'quentes' (de calças de couro e jaquetas) - certamente perfeitos para o não-tão-quente verão europeu, mas difícil em regiões abaixo dos trópicos, como o Brasil. Já os vestidos de oncinha e os tops vazados em formato de redinha certamente vão cair no gosto de quem mora ou não em regiões mais quentes, sendo uma opção para sofisticar o look calça-jeans-sapato-alto.

  • Maria Eugenia Tomazini/UOL

    Perguntada se poderia tirar uma foto, Serena Willians não respondeu pois, segundo seu assessor, a tenista estava ocupada tuitando

Na disputada primeira fila do desfile,  tudo corria bem até a chegada de Sarah Jessica Parker. Empurra-empurra entre fotógrafos e cinegrafistas, ameaças de tirar os profissionais da sala. Em poucos minutos, porém, tudo foi controlado. Passado o sufoco, a eterna Carrie Bradshaw sentou-se ao lado da tenista Serena Williams e próxima a apresentadora/modelo Alexa Chung. “Oi, tudo bom? Meu nome é Sarah. Acho que não tínhamos sido apresentadas”, disse a atriz estendendo a mão para apresentadora - uma cena irônica, como se alguém no mundo da moda não soubesse quem ela é.

Se o assunto é ironia, a maior de todas foi a temperatura de Londres. Durante a semana, o sol apareceu tímido e foram frequentes as imagens de fashionistas com micro comprimentos disputando os poucos raios de sol que penetravam pelos muros da Sommerset House, a sede oficial da temporada londrina. Hoje foi o contrário. O sol brilhou o dia todo e fashionistas que certamente já tinham o look escolhido para o desfile resistiram e muitos usaram lã, casaco de pele e luvas de couro.