Topo

Hora H: Veja opções de modelos e descubra como usar sandálias masculinas

RICARDO OLIVEROS

Colunista do UOL

24/01/2011 14h58

Um dos calçados mais antigos da história do vestuário, a sandália foi usada pelos egípcios há dez mil anos. Naquela época era sinônimo de status, hoje é usada por homens que buscam conforto e praticidade, mas ainda geram dúvidas sobre como devem ser usadas.

Basicamente a sandália é um calçado feito de diferentes materiais cortados em forma de tiras que envolvem o pé. Ela ficou muito tempo fora de moda, porque os mais jovens identificavam-na como sapato do avô, os quais usavam modelos conhecidos por “franciscanas”. Como a moda é cíclica, a sandália ensaia seu retorno de maneira muito elegante. No desfile masculino de verão 2011 da Louis Vuitton, por exemplo, ela apareceu com força total.


A marca de luxo francesa apresentou dois modelos: o de tiras finas presas pelo dedão do pé e uma versão casual das esportivas papetes. Elas foram usadas de forma elegante com bermudas mais largas e blazer com mangas arregaçadas; com calças de alfaiataria com barras mais afuniladas; e com calças slim fit, bem justas ao corpo.

Outras combinações que ficam bem com este tipo de calçado são calças mais soltas, estilo pijama, com cordão na cintura, ideais para serem usadas com camisetas. As calças jeans de gramatura baixa, ou seja, mais molengas e bata de algodão, podem criar num estilo meio hippie. Os modelos de sandálias de couro são ideais para usar na cidade ou no calçadão da praia, mas evite andar na areia perto do mar ou próximo da piscina, com risco de prejudicar seu calçado.

Com base nas tendências do verão europeu, Hora H procurou modelos semelhantes disponíveis no mercado brasileiro. As de tiras mais finas são mais difíceis de encontrar, talvez por causa da resistência do homem brasileiro a um calçado de aparência mais delicada.  Já os modelos com tiras mais grossas, tanto as retas abraçando o peito do pé, quanto as em forma de “X’ são as mais comuns.

Seguindo a linha adotada pela Louis Vuitton, as sandálias em couro inspiradas nas papetes esportivas podem ser encontradas por aqui. Já as tradicionais sandálias mais fechadas, direcionadas ao homem mais tradicional, ainda têm seu lugar garantido nas prateleiras das sapatarias.

Seja qual o modelo escolher, as sandálias são um ótimo investimento para este verão, e mais versáteis que poderíamos imaginar. Experimente!  Seus pés vão agradecer!