Topo

"A indústria da moda vive de venda, não de sonho", diz Patrícia Viera na abertura do Fashion Business

Looks do desfile da estilista Patricia Viera no Fashion Business Verão 2012 - Divulgação
Looks do desfile da estilista Patricia Viera no Fashion Business Verão 2012 Imagem: Divulgação

GEOVANNA MORCELLI

Da Redação*

24/05/2011 02h09

Patrícia Viera que, ao lado de Carlos Miele, abriu a temporada Verão 2012 do Senac Rio Fashion Business, tem uma visão pouco romântica e bastante enfática sobre o mundo da moda. Para a estilista conhecida por seu trabalho artesanal sobre o couro, a indústria da moda não se sustenta dos sonhos e conceitos apresentados em semanas de moda convencionais e sim de produtos prontos para a venda. "A indústria da moda vive de venda, não de sonho", diz, justificando o motivo que a fez abandonar os desfiles no SPFW e optar por apresentações no evento voltado para as vendas no atacado e que movimentou cerca de R$ 690 milhões no Inverno 2011.

Em sua terceira participação na bolsa de negócios que reúne 310 expositores e 20 mil lojistas, a estilista conta suas vendas crescerem 20% e 25% em 2009 e 2010, respectivamente, desde que integrou o line-up do evento. "Amanhã mesmo (terça, 24) tenho quatro clientes agendadas no showroom logo pela manhã", exemplifica.

Essas e as demais clientes da estilista verão no showroom a coleção inspirada na Espanha e apresentada em um desfile dirigido por sua irmã, a ex-modelo Andrea Dellal, e com a presença de celebridades como as "it-girls" Bianca Brandolini, Harley Viera-Newton e Poppy Delevingne no salão nobre do Copacabana Palace nesta segunda (23). Entre as peças de destaque, a camisa de babados rendados de couro, os looks de poás de couro e seda e o vestido de manga 7/8 com que a top Viviane Orth encerrou o desfile.

O primeiro dia de Fashion Business teve também a apresentação de Carlos Miele que mostrou na passarela uma coleção com perfume de anos 70 com bons momentos em pantalonas e na camisaria. Não tão bons momentos assim tiveram as peças em jeans com bordados coloridos de gosto duvidoso. Os vestidos de festa característicos do estilista que desfila sua marca premium em Nova York apareceram em modelos plissados, em cores fortes e esvoaçantes.

Veja abaixo a programação dos próximos desfiles do Fashion Business Verão 2012

Terça-feira (24)
11h30 - Maria Filó
14h - Francesca Romana Diana
16h30 - Sta Ephigênia
18h - Giulietta
21h30 - Victor Dzenk

Quarta-feira (25)
11h30 - Mara Mac
16h - Mary Zaide
18h - Cholet
20h - Lix

Quinta-feria (26)
11h - Cavendish
15h - Barbara Bela
17h - Afghan
19h - Sacada
20h - Oh,Boy!
21h - Addict

*A repórter viajou a convite da Sebastian Professional