Topo

Peça infantil tem figurino lúdico com apelo fashion

O figurino da peça infantil "O Mistério no Expresso do Oriente" foi transformado em um editorial de moda - Patricia Araújo
O figurino da peça infantil "O Mistério no Expresso do Oriente" foi transformado em um editorial de moda Imagem: Patricia Araújo

Da Redação

19/08/2011 19h33

Em cartaz há cerca de uma semana no Teatro Cultura Inglesa Pinheiros, a peça “O Mistério no Expresso do Oriente” é uma adaptação infantil do livro “Assassinato no Expresso do Oriente”, de Agatha Christie, publicado em 1934. Recomendado para crianças com idade a partir de três anos, o espetáculo tem um atrativo a mais para pais que se interessam por moda: o figurino.
 
O foco das roupas criadas para a peça é uma mistura de estampas, sobreposições e texturas, com um colorido em tons sujos. “A principal característica dos clowns é a inadequação, e o figurino precisava representar isso”, conta a diretora Maristela Chelala, sobre a história que se desenrola dentro de um trem, com cinco clowns que revezam personagens num enredo com mistura de suspense e comédia .
 
 
 
Cada personagem recebe um look usado como base e por cima são colocadas, durante o espetáculo, diferentes peças e acessórios que caracterizam os personagens. Segundo as figurinistas Julia Guglielmetti (colaboradora do UOL Estilo) e Graziella Cavalcanti - ambas formadas pela faculdade Santa Marcelina - , foram usadas referências de lingerie antiga e de pijamas infantis para a criação dessas roupas base. Para as peças usadas por cima, a aposta foi a utilização das maquetes têxteis (manipulações de tecidos) e das texturas, a partir das características e personalidade de cada personagem.
 
Calças saruel, rendas e boleros fazem parte das citações de moda, combinados a chapéus lúdicos, com referências infantis. Para realçar a faceta fashion, as figurinistas da peça elaboraram, com as peças do espetáculo, o editorial de moda que você vê acima. Os looks dos personagens foram desmembrados e, por meio do styling, uma nova imagem foi composta. 
 
Serviço:
Data: Aos sábados e domingos, até o dia 18 de setembro de 2011
Horário: 16h
Local: Teatro Cultura Inglesa Pinheiros - Rua Deputado Lacerda Franco, 333, Pinheiros, São Paulo (SP)
Entrada: R$ 20 (bilheteria aberta uma hora antes)
Informações: 11 3814-0100