Topo

Novos talentos da moda: Aos 23 anos, Bruna Ribeiro pinta e borda sapatos e já exporta para o Japão

JULIA GUGLIELMETTI

Da Redação

31/08/2011 07h00

Bruna Ribeiro tem apenas 23 anos, sua marca completou dois, e já conseguiu emplacar suas criações na descolada multimarcas Surface to Air, além de exportar para o Japão. Seus sapatos revisitam o design clássico de maneira contemporânea, em coleções de peças limitadas, com estampas e bordados exclusivos.

Sua trajetória no setor calçadista começou por acaso. Bruna se formou na Faculdade Santa Marcelina e, logo em seguida, enviou o projeto de sua coleção "Variações" para o Rio Moda Hype – evento que revela novos talentos da moda, no Fashion Rio. Foi selecionada e desfilou na edição de Verão 2010. “Para esta coleção, criei botas de plástico transparente e, para minha surpresa, elas fizeram tanto sucesso que surgiram grandes oportunidades para eu me dedicar a criar apenas calçados”, conta a designer.

  • Os sapatos de Bruna Ribeiro chamaram a atenção em seu desfile no Rio Moda Hype, projeto de jovens estilistas que acontece durante o Fashion Rio

Oxfords em boa hora

Após o sucesso de suas botas transparentes do desfile no Rio Moda Hype, Bruna Ribeiro fez sua primeira coleção exclusiva de sapatos com  releituras do oxford. O "timing" de moda foi perfeito: o modelo masculino clássico inglês estava começando a virar tendência no Brasil, e, assim, o produto da jovem estilista ganhou mais visibilidade .

O interesse de Bruna pelo oxford não foi só uma questão de sintonia fashion, mas de simpatia pelo conceito unissex.“Meus itens são feitos tanto para mulheres quanto para homens, e servem para todas as faixas etárias”, diz a designer, que também lança uma linha infantil a cada coleção. “Eu me preocupo sempre com a qualidade, o conforto e em criar um design atemporal. Costumo inserir elementos manuais que transmitam mais sobre a minha marca para o consumidor, como estampas desenhadas por mim, pinturas à mão e bordados exclusivos, deixando-os únicos. Meu maior diferencial é criar justamente o que falta em calçados feitos em massa”.

  • Alexandre Schneider/UOL

    A modelo Renata Sozzi desfilando a coleção de Verão 2010 de Bruna Ribeiro, no Rio Moda Hype

Bruna conta que sempre gostou de arte e que sua paixão pelo desenho a incentivou a ingressar na faculdade de moda. “Aos sete anos eu já pintava e comercializava meus quadros, aos 13 realizei minha primeira exposição”, diz. Ainda na faculdade, ela desenvolveu ilustrações e estampas para sites e trabalhou como assistente da estilista Karlla Girotto, conhecida pelo trabalho conceitual. Em novembro de 2010, Bruna Ribeiro ainda participou do programa "It MTV Elle Fashion Fabric", um reality show da MTV que mostrava uma competição entre seis novos estilistas.

Seu primeiro contato com o universo calçadista veio quando trabalhou em uma fábrica de sapatos artesanais que produzia para marcas como Gloria Coelho, Daslu, Fillity e Fit e, em seguida, fez parte da equipe de estilo da Saad.

No Brasil, seus sapatos podem ser encontrados a uma faixa de preço de R$ 90 a R$ 400, na Surface to Air, localizada no bairro Jardins, em São Paulo (SP) e em breve por meio de seu site.