Topo

Saiba como ousar, sem exagerar, na combinação da gravata com a camisa

RICARDO OLIVEROS

Colunista do UOL

05/09/2011 12h14

Usar gravata não necessariamente é sinônimo de monotonia. Você pode combinar diferentes padrões e cores, ainda mantendo-se elegante. Os mais fashionistas podem aproveitar a onda retrô e aposte também nos modelos de crochê e borboleta.

Depois de ensinar o básico sobre combinações de gravatas e camisas, o Hora H aproveita a primavera que está chegando para sugerir um pouco mais de ousadia. Já pensou em usar cores mais fortes e fugir um pouco da clássica combinação branco e azul para variar um pouco?

Para começar, você pode investir em camisas listradas combinadas com gravatas com padrões diferenciados como relevos, desenhos pequenos e até com listras. O segredo é usar um tom mais próximo das listras da camisa e elegê-lo como base. Para dar o destaque para a gravata, se a camisa for clara, use gravata mais escura. No caso de preferir juntar listras com listras, procure usar uma equação simples: camisa de listras finas fica bem com gravatas de listras mais grossas e vice-versa. 

  • Gravata azul marinho estampada usada com camisa azul clara listrada, modelo de crochê com camisa xadrez e gravata rosa claro texturizada com modelo xadrez: ousadia com elegância para qualquer situação

TONS QUENTES NOS DETALHES

Procure experimentar um modelo de gravata com tons mais quentes como vermelho, por exemplo. Elas ficam ótimas quando combinadas com camisa rosa (num tom clarinho) e usadas com terno azul-marinho ou cinza. Não tenha medo de exagerar, afinal, o tom forte e chamativo está num detalhe pequeno (no caso, a gravata), e serve para iluminar, para dar graça à sua produção. Sobre as camisas em tom rosa claro, há tempos já foram liberadas até para os mais conservadores.

ENGRAVATADOS FASHIONISTAS

Um “hit” da década de 80 que voltou com força total é a gravata de crochê. É uma boa opção para sair do feijão-com-arroz, pois tem uma textura interessante e cores mais fortes que dão uma “levantada” nas camisas mais clássicas como as brancas e azuis. Neste caso, o look ficará mais fashionista, por isso exige uma personalidade que tenha interesse especial por moda.

Outro modelo retrô que está de volta para os "engravatados fashion" é a gravata xadrez e a borboleta, que viraram febre entre os “preppies” (em inglês é abreviação do termo de “Preparatory School”) de Nova Iorque e da Europa, ou seja, rapazes e moças de classe alta que frequentam escolas particulares e que sabem misturar referências de estilo, lançando várias tendências de moda. Séries como “Gossip Girl” ajudaram a difundir esta tribo atualmente.