Topo

Clássico dos pés, o tênis branco volta a ser destaque em novos modelos

Novos modelos do clássico tênis branco. Há opções de cano alto ou baixo, com detalhes coloridos ou em "off-white" - Divulgação
Novos modelos do clássico tênis branco. Há opções de cano alto ou baixo, com detalhes coloridos ou em "off-white" Imagem: Divulgação

RICARDO OLIVEROS

Colunista de UOL Estilo

12/12/2011 17h15

Você pode se perguntar: qual a novidade num tênis branco? Nada. Mas a moda tem destas coisas. Uma peça que é clássica, de repente volta com destaque, e você começa a reparar que muita gente está usando. O calçado esportivo nesta cor, sempre existiu, mas grandes marcas resolveram relançar modelos antigos com tecnologia atual, usar texturas para não ficar muito monótono, combinar o branco com detalhes coloridos, criando um “novo” modelo. 

Como o tênis entrou para moda

A primeira vez que o tênis, até então um calçado voltado para prática de esportes, ganhou literalmente as ruas foi em 1935 com o modelo da Converse que é usado até hoje. Depois, virou símbolo de rebeldia com o ator James Dean fotografado com jeans e tênis branco, na década de 1950. Voltou com força por meio da cultura hip-hop no final da década de 1970 e nos anos 1980. Os rappers acabaram por criar um novo modo de usar roupas, misturando joias e peças esportivas a blazer e ternos. Para se ter ideia de como este estilo é atual, o estilista Marc Jacobs chamou Kanye West para desenvolver uma linha de tênis de luxo para a Louis Vuitton, em 2009. 

As engrenagens da moda

Quando o mercado percebe que uma tendência saturou, ele investe em outra para contrapor a anterior e criar novos desejos de consumo. Mas não pense que é assim tão simples. 

Escritórios de tendências fazem pesquisas de comportamento, cultura e economia para entender quais serão os grandes desejos daqui a no mínimo cinco anos. É o que eles chamam de macrotendências, ideias abstratas que norteiam toda a cadeia produtiva, incluindo a indústria química que desenvolve corantes e pigmentos, a têxtil que pesquisa e fabrica os tecidos, os estilistas e designers que criam as peças que vamos usar. Assim, todos podem se organizar com muita antecedência. Ou você acha que é coincidência que algumas formas e cores ficam em evidência em determinada estação?  

Você se lembra que no ano passado, os tênis eram supercoloridos com muitas releituras dos anos 1980? Por outro lado, neste verão temos muitos lançamentos de roupas em cores fortes e muitas estampas. Para contrabalançar, foram lançados vários tênis brancos para baixar um pouco este tom colorido. Não quer dizer que não existam mais modelos coloridos ou que você tenha que deixar de usar os que têm. São apenas mais opções de uso e combinações. 

Quais são as novidades para o verão 2012

Entre os recursos que as marcas usaram para dar uma atualizada neste minimalismo todo do branco, está o vazado na forma de furinhos, que permitem que os pés respirem e criam uma textura interessante que difere das peças do passado. 

As costuras são aparentes, seja pelo uso de linhas brancas ou coloridas. Elas ajudam a dar movimento ao desenho das peças. Para os que não conseguem usar um tênis todo na mesma cor, pequenos detalhes coloridos são inseridos de forma discreta como nos cadarços, nas partes que cobrem o calcanhar ou peito do pé e nas logomarcas. De novidade, temos os tênis inspirados em sapatos, que são diferentes dos sapatênis. Eles têm cara de sapato mesmo, mas com solado de tênis. 

Como combinar seu tênis branco 

A boa notícia é que não tem segredo na hora de combiná-los com suas roupas. Vale a pena só prestar atenção em alguns detalhes como:

1. Tênis de cano alto são mais esportivos, então use com bermudas estilo skatista, calça jeans e camisetas. 

2. Os de cano baixo com desenhos simples como o modelo “iate” (liso, sem cadarço, com laterais em elástico), All Star ou “flat” (cano curto com solado baixo) ficam bem tanto com conjuntos mais esportivos, usados com bermudas, quanto de um jeito mais arrumado, combinando com calça ou bermudas de alfaiataria, por exemplo. 

3. Se quiser valorizar seu par de tênis branco, use-o com peças monocromáticas como camisa e calça jeans, por exemplo. 

4. Existe uma grande diferença entre usado e sujo. O usado tem marcas naturais de desgaste, um jeito amassado, alguns riscos, que são naturais. Mas usar um tênis sujo, não dá. Lembre-se de que a cor branca dá mais trabalho para manter limpa. 

5. Uma alternativa aos tênis muito brancos, é usar um “off-white”, que é próximo de tons cinzas ou beges muito claros. 

6. Estamos falando de tênis casual, portanto reserve os que você usa na academia ou para correr somente para a prática esportiva.