Topo

Hotel em Londres tem chá da tarde inspirado em peças-chave dos desfiles de moda

Mesa do chá da tarde Prê-à-Portea com docinhos em formato de sapato Miu Miu e trench coat Burberry - Divulgação
Mesa do chá da tarde Prê-à-Portea com docinhos em formato de sapato Miu Miu e trench coat Burberry Imagem: Divulgação

MARIA EUGÊNIA TOMAZINI<br>Colaboração para o UOL, em Londres

13/12/2011 14h42

Duas paixões especialmente femininas juntas em uma tarde: doces e moda. O sofisticado hotel Berkeley, em Londres, soube unir estes dois elementos para tornar mais atraente o tradicional chá da tarde britânico.

No Prêt-à-Portea -- trocadilho envolvendo a expressão "prêt-a-porter", o "pronto para vestir" do mundo da moda, com o "tea", chá em inglês --, as conhecidas formas arredondadas de biscoitinhos e “shortbreads” (bolacha inglesa de manteiga) dão espaço a formatos criativos como o do sapato Miu Miu de glitter, peça da coleção outono/inverno 2011 da marca e o clássico trench coat da Burberry.

Já o vestido de bolinhas de Stella McCartney ganhou sua versão em bolo de chocolate com baunilha. Mesmo no inverno, um primaveril modelo estampado de flores de Jil Sander também foi incluído chá da tarde.

Embora faça homenagem aos clássicos, o cardápio do Prêt-à-Portea é transformado a cada seis meses para acompanhar as temporadas de moda, informa o hotel.

  • Divulgação

    Formatos e estampas da moda nos docinhos do Prêt-à-Portea; no prato central, estampas de vestido de bolinhas Stella McCartney e florido Jil Sander

Menu completo

Tudo é feito de forma estratégica para que nem a fashionista mais rígida das dietas consiga se segurar. Primeiro, uma taça de champanhe, seguida de sanduichinhos de salmão defumado, castanhas e patês. E mais uma taça de champanhe. Na próxima rodada, a promessa é de um chá, mas tudo é tão gostoso e bonitinho que é fácil seduzir-se pela delicadeza (e doçura) da musse de merengue à la Sonya Rykiel, deixando de lado a contagem das calorias.

Os chás vão dos mais conhecidos, como English Breakfast, Earl Grey, verde e camomila, até aqueles para paladares em busca de novidade, misturando frutas com flores e ervas. Para combinar com o sabor de alguns deles, a porcelana em que são servidos tem assinatura de Thomas Goode of Mayfair, marca de porcelanas, cristais e pratarias que há 184 anos é a mais respeitada no mundo, segundo os entendidos do assunto.

O salão de chá do hotel é inteiro em vidro, o que, combinado à nostálgica paisagem dos prédios vitorianos do bairro de Knightsbridge faz com que quatro horas de chá passe com a rapidez de quatro horas de compras.  

Para provar o chá, servido diariamente das 13h às 18h, é necessário fazer reserva com três dias de antecedência e desembolsar entre 37,50 e 54,50 libras, o equivalente a entre R$ 106 e R$ 154, aproximadamente.


The Berkeley
Wilton Place
SW1X 7RL
Tel.: 44 020 7235 6000
www.the-berkeley.co.uk