Topo

Apertamos a tecla "SAP" para você entender os jargões das semanas de moda

Top model, Paulo Borges, editor de moda: decubra o que significam estes termos e nomes no mundo da moda - Montagem/UOL
Top model, Paulo Borges, editor de moda: decubra o que significam estes termos e nomes no mundo da moda Imagem: Montagem/UOL

RICARDO OLIVEROS

Colunista do UOL

09/01/2012 07h00

Dia 9 de janeiro começa, oficialmente, a temporada de lançamentos para o Inverno 2012 no Brasil, com a 19ª edição do Senac Fashion Business, seguida do Fashion Rio (de 10 a 14 de janeiro) e o São Paulo Fashion Week (de 19 a 24 de janeiro). Durante as semanas de moda, um novo vocabulário entra em cena, e por esta razão resolvemos montar um pequeno dicionário ilustrado para que você comece a entender melhor os jargões usados neste meio.

De acordo com o Dicionário Aulete, jargão é uma linguagem própria de um grupo profissional ou sócio-cultural, com vocabulário específico, difícil de ser entendido por quem não se iniciou na sua prática. Numa semana de moda, muitas vezes o que se diz no ambiente de desfiles soa como javanês para quem vê de fora.

Gente da indústria têxtil, marcas, estilistas, "stylists", produtores, modelos, jornalistas, fotógrafos, assessores de imprensa, cenógrafos, produtores musicais, celebridades, convidados, gerentes de marketing e "beauty artists" acabam por criar uma linguagem comum, mesmo que internamente cada uma das categorias mantenha suas características, que engloba desde termos técnicos como o do último tecido tecnológico até o “pajubá”, ou seja, a gíria de homossexuais.

Pense na frase: “No look da Gisele tem um top de malha arejada, short de TK-borracha, sobreposição de caftan trabalhado com bordados de inspiração étnica que permeia toda a coleção. Para fechar, um make 'nada' feito com 'primer', boca natural, com cabelo bagunçado com pomada finalizadora”. Parece grego, não?

Você não precisa saber o que significa cada uma das palavras, ou ficar repetindo os termos por aí. Mas se for convidado para algum desfile, não custa nada dar uma atualizada no seu vocabulário. Nem que seja para você se localizar quando ler: sala Copacabana, setor F, fila C, 45. Na nossa galeria de fotos, você descobre o significado de alguns dos termos mais ouvidos nas semanas de moda. Pronto para virar um fashionista?