Moda

Parceria entre Fashion Rio e Fashion Business é cogitada; organizadores do evento negam

Montagem/UOL
Imagem: Montagem/UOL

Carolina Vasone

Do UOL, no Rio

12/01/2012 15h37

Desde que Paulo Borges, o criador do São Paulo Fashion Week e diretor geral do Fashion Rio, anunciou em coletiva de imprensa o possível fim da edição de inverno da temporada carioca, não se fala em outra coisa no mundo da moda. Ainda que nada tenha sido confirmado, especulações começaram a ser feitas sobre o futuro da temporada de inverno no Rio.

Segundo Borges, a ideia, até 2016, era configurar um calendário com duas semanas de verão por ano (uma em SP, outra no Rio), duas de alto verão (idem) e uma de inverno. O provável local de realização desta filha única friorenta seria o São Paulo Fashion Week, para onde migrariam as marcas do Fashion Rio para mostrar suas coleções invernais.


  • Alexandre Schneider/UOL

    Look masculino de Herchcovitch para o Inverno 2012

Em meio à polêmica – a maior parte das marcas discorda que o Rio não precise de coleções de inverno -, veio à tona a informação de que os dois eventos uniriam forças. Negociações estariam em andamento para que o Fashion Business assumisse a edição de inverno dos desfiles cariocas e abrigasse as apresentações das marcas do Fashion Rio. No verão, haveria um intercâmbio de algumas marcas do Business para a passarela do evento de Paulo Borges.

Tanto Paulo Borges quanto Eloysa Simão (diretora do Fashion Business) negam esta possibilidade. Borges afirmou, por meio de sua assessoria, que a informação não procede. Eloysa também diz desconhecer a informação. “O foco do Fashion Business não são os desfiles”, afirmou, categórica, em entrevista ao UOL, na última quarta (11), reiterando a vocação de negócios de sua feira.


A psicologia do inverno

Enquanto o destino do inverno nas temporadas de moda do Rio não é definido, estilistas e marcas se posicionam sobre o assunto. “Vou continuar a fazer coleções de inverno porque a moda precisa desta sazonalidade”, diz o paulista Alexandre Herchcovitch, que desfila no Fashion Rio sua marca de jeans.

  • Divulgação

    Look da Sacada para o Inverno 2012, desfilado no Fashion Business

Para a Sacada, uma das principais grifes do mercado carioca, o inverno, surpreendentemente, é importante tanto em termos “psicológicos” como mercadológicos. “A estação é um vetor que define uma coleção. Você precisa desta mudança para o cara querer renovar o guarda-roupa”, acredita Francisco Lucas, diretor comercial do grupo de moda Sacada (moda feminina adulta), Oh Boy! (moda jovem feminina) e Addict (moda masculina jovem), cujas coleções são vendidas para 900 multimarcas em todo o Brasil. A Sacada, a “marca mãe”, existe há trinta anos e tem 25 lojas em todo o país. O grupo disputa o posto do que mais vende peças no Fashion Business, tanto no inverno quanto no verão. “Se você for ver o resultado de vendas, esta é uma estação [para o Inverno 2012] forte”, afirma Beti Speiski, criadora e dona da Sacada.

Mineiro sediado há dez anos no Rio, queridinho de famosas como Luiza Brunet e Adriana Birolli, Victor Dzenk é outro campeão de vendas no Fashion Business. Ele conta que a maior parte dos negócios de sua grife é feita para cidades de praia, inclusive fora do país (ele tem 22 pontos de venda no exterior, com destaque para Dubai).  Mesmo assim, não dispensa o inverno. “A indústria de moda não sobrevive de uma só estação. E o alto verão nem é tão importante assim”, acredita o estilista. “Mesmo a cliente de Belém quer ter uma estampinha, que seja, com cara de inverno”, completa.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Bloomberg
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Moda
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Comportamento
do UOL
do UOL
Colunas - Ricardo Feltrin
do UOL
do UOL
do UOL
Moda
do UOL
do UOL
Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo