Topo

Usar ou não usar sunga, eis a questão

A sunga cavada começou a aparecer em desfiles e marcas internacionais - Divulgação
A sunga cavada começou a aparecer em desfiles e marcas internacionais Imagem: Divulgação

RICARDO OLIVEROS

Do UOL, em São Paulo

17/01/2012 12h54

Parece que o debate se o homem deve ou não usar sunga está longe de terminar. Para algumas culturas chega até ser ofensivo; em outras, é a coisa mais normal do mundo. Questão de gosto ou questão de costume, um fato é definitivo: esta peça da moda praia não é para todo tipo de homem. 

Nos Estados Unidos, até por uma herança do puritanismo (movimento religioso protestante dos séculos 16 e 17), os homens preferem ir para a praia de bermuda ou shorts de banho, assim como na Austrália. Já na Itália, Grécia e em muitas praias brasileiras, a sunga é usada e aceita sem nenhum problema. 

A sunga envolve também questões anatômicas como, digamos, o tamanho do “pacote”. Muitas mulheres e homens pensam que a sunga evidencia demais esta parte do corpo, para o bem e para o mal. Este seria um dos argumentos contra seu uso. 

Outro tema relacionado à anatomia é a barriga. Isso não quer dizer que somente sarados podem usar o modelo, mas ela deve ser evitada por homens muito barrigudos, já que a barriga tende a encobrir a peça. Para os demais, ela está liberada. 

Um argumento recorrente contra a peça é que ela não é confortável, pois o elástico prende na cintura e nas pernas. Isso é discutível, pois depende da escolha do tamanho certo e do hábito. Nas primeiras vezes em que se coloca a sunga, ela realmente parece apertar, mas com o uso constante essa impressão passa. 

Entre os adeptos da peça, estão principalmente homens que gostam de nadar, já que os shorts e bermudas ficam mais pesados na água. A sunga também é mais prática - como são feitas de lycra ou poliamida, elas secam muito rápido. 

Se você começou a pensar em experimentá-la, uma boa dica é começar com os modelos mais largos nas laterais, em cores escuras como preto e azul-marinho, que são mais discretas. Lembre-se de que os modelos brancos são mais polêmicos, já que secas ou molhadas revelam muito mais do que você pode estar disposto a mostrar. 

Para usar sunga na praia, especialmente nas urbanas como Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza, entre outras, recomenda-se usar uma bermuda ou shorts com camiseta até chegar à faixa de areia. Mesmo porque você pode querer esticar para algum lugar depois e é melhor estar vestido. 

Caso você seja um adepto do modelo, as marcas apostaram neste verão em peças estampadas, coloridas e listradas, ideais para quem não tem vergonha nenhuma de se exibir na praia. Além do tradicional sungão, começam a dar as caras, tanto em desfiles internacionais, quanto em marcas estrangeiras, os modelos mais cavados, com a lateral menor. Mas isso talvez seja um pouco demais... por enquanto!