Topo

Especialistas afirmam que é possível usar comprimento midi sem "achatar", mas com cuidado

Cori, Tufi Duek e Animale estão entre as marcas que apostaram no midi para o Inverno 2012 - Alexandre Schneider/UOL
Cori, Tufi Duek e Animale estão entre as marcas que apostaram no midi para o Inverno 2012 Imagem: Alexandre Schneider/UOL

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

21/01/2012 11h00

Há pelo menos quatro estações marcas importantes insistem em vestidos e saias com o comprimento midi, aquele bem abaixo do joelho. É essa moda “senhorinha” comportada que vem sendo ditada pela Prada, Marc Jacobs e Marni. Mas será que no Brasil vai pegar? Editores de moda presentes no SPFW fazem suas previsões.

Sandra Bittencourt, editora de moda da "Marie Claire"
“Se você tiver 1,80m de altura e um quadril menor que 88 cm, sim!”, diverte-se a editora sobre o mito de que este comprimento encurta a silhueta. “Uma solução que me parece boa é usar uma bota longa na mesma cor que a saia, assim pode ser que dê certo para as brasileiras”, pondera Sandra.
Suzana Barbosa, editora de moda da Elle
“Este comprimento é super elegante, mas fica bom para quem tem a perna longilínea, o que não é o caso da maioria das mulheres brasileiras, que possuem as pernas mais torneadas. Nosso desafio é mostrar formas de usar uma saia neste comprimento de uma maneira que não envelheça tanto”.
Giovanni Frasson, diretor de moda da revista "Vogue"
“Para meninas modernas do Baixo Augusta [região de descolados em São Paulo], de 15 a 25 anos, talvez pegue. Mas para a maioria das mulheres não é um comprimento que favorece. Cabe a nós da imprensa mostrar formas usáveis, como aconteceu com as cinturas altas”.
Paulo Martinez, editor de moda da revista "Mag!"
“Não há dúvidas de que é um comprimento elegante, porém a brasileira gosta de mostrar as pernas. Como a peça virou quase um “mantra fashion”, de tanto ser visto e revisto, usado com tecidos fluidos e a silhueta sequinha, entra na moda e a gente acabe esquecendo que é midi”.
Iesa Rodrigues, repórter de moda do "Jornal do Brasil"
“Está mais do que provado que este comprimento emagrece, apesar de envelhecer. O que não dá é querer usar com botinha, porque vai comprometer a silhueta, dando a impressão de que você é mais baixa do que realmente é”.