Topo

Estilo casual masculino está mais próximo do "streetwear"; saiba como usar

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

23/01/2012 20h39

Apesar de falar para dois tipos de homens distintos, um com pegada “streetwear” mais rebelde e outro casual mais comportado, Cavalera e Colcci têm em comum romper os limites entre os estilos em sua moda jovem.

Entenda como isso funciona e de que forma você pode usar as peças dependendo da ocasião.

Compare as peças e os estilos

Jaqueta para trabalhar x jaqueta para sair
A jaqueta é o tipo de peça que trafega bem entre o casual e o “streetwear”. A da Colcci, por ser mais simples, fechada com botões e em cor sóbria dá para ser usada em locais de trabalho não muito formais. Mas lembre-se de que não é somente a cor que importa. Na jaqueta preta da Cavalera, por exemplo, a cor é sóbria e está combinada ao look todo, mas o modelo, com zíper e em couro amassado, é mais indicado para sair com os amigos. Evite usá-la no trabalho, a não ser que o ambiente seja muito descolado.
Calça cargo x calça cenoura
A calça cargo até então era uma peça mais esportiva, solta e confortável, até surgir a tendência de fazê-la mais rente ao corpo, como apostou a Colcci. Veja como a peça combina com casaco estilo militar, deixando o conjunto casual e elegante. A calça cenoura tem o cavalo mais baixo, e foi apresentada pela Cavalera em modelo que vai afunilando em direção à barra. Ela tem este lado “streetwear” que não frequenta lugares formais.
Tecidos tradicionais em novas leituras
A lã xadrez é um dos tecidos mais clássicos para o público masculino no inverno. A solução da Colcci foi usá-lo numa cor mais forte, como o verde em contraste com o preto. Se quiser usar de uma forma mais comportada, combine este casaco com camisa e calça em preto, em vez da combinação colorida da passarela. A Cavalera usa o pied-de-poule, um padrão mais formal, mas subvertido, em azul (o tradicional é preto) e maior tamanho. Assim, a jaqueta ganha ares pop misturado ao clássico.