Moda

Veja como se vestir do primeiro ao último ano da faculdade

Divulgação
Cena do filme "Clube dos Cafajestes" (1978), considerado um clássico de filmes de universidades Imagem: Divulgação

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

05/03/2012 07h00

Depois de passada a temporada de recepção dos calouros na maioria das universidades, é tempo de começar o ano letivo. Para os homens que têm dúvida do que usar na faculdade ou mesmo no estágio, a coluna Hora H dá dicas para montar um guarda-roupa básico para os que enfrentam a jornada dupla de estudo e trabalho.

Aposte no básico do começo ao fim do curso

A entrada na faculdade representa a passagem entre a fase adolescente e a adulta.  É interessante notar que, se no começo dos cursos as roupas não diferem muito do que os adolescentes usam, com o passar dos quatro ou cinco anos, a maioria vai adotando as roupas mais apropriadas às suas profissões.


A grande dificuldade está em saber o que é de fato adequado ou não. Em seus manuais de conduta ou ética, as faculdades e empresas não incluem o vestuário entre seus capítulos. Quando o fazem, o texto é vago como “trajes em conformidade com o ambiente acadêmico”, ou colocam apenas o que não usar, como bermudas e chinelos, por exemplo. A exceção está nos estudantes de medicina, odontologia e farmácia, que por medidas de saúde, têm uma série de itens obrigatórios no figurino para o exercício da profissão.
Mesmo que não estejam escritas, não se engane: há regras para se vestir na faculdade e no ambiente de trabalho. Uma dica básica para quem não faz ideia do que vestir é olhar em volta e observar o que a maioria está usando, tanto nos cursos universitários quanto nas empresas em que pretende estagiar. De maneira geral, cursos como Direito, Economia e Engenharia, dependendo da área de atuação, são mais formais, enquanto os de Jornalismo, Arquitetura e Publicidade são mais informais.

Para quem não quer errar, vale apostar em peças básicas e clássicas que não saem de moda, como os jeans e as camisetas pólo, e ir acrescentando, com o passar dos anos, outros itens mais formais, como o blazer e a gravata.

Partes de cima

Camisetas pólo e camisas de estampa xadrez discreta são boas maneiras de deixar a calça social menos formal. Tornar mais casual a parte de cima no lugar da parte de baixo não é estratégia de estilo comum aos homens, mas é muito mais fácil do que se imagina, e também uma saída para não parecer muito arrumadinho na faculdade, se você for direto para o estágio de lá (afinal, as pessoas olham mais para a parte de cima do que para a parte de baixo da sua roupa). Dependendo do ambiente de trabalho, dá até para usar camiseta com calça social, o que fica moderno, porém arrumado. Mas atenção: se você não trabalha numa produtora de TV ou agência de publicidade, prefira as camisetas lisas ou com estampas clássicas, como as listras, e fuja das t-shirts de banda ou com frases em inglês, ou vai passar, logo de cara, uma imagem adolescente.

Camisas em tons alegres são outra opção para quebrar a formalidade da calça social. Para não errar, aposte nos tons pastel ou menos acesos de verde, azul, amarelo, laranja, lilás, e por aí vai.

Sapatos

No caso do sapato, se você já faz estágio, prefira os sociais ao sapatênis, que não agrega nada ao seu estilo. Pelo contrário: fica em cima do muro entre um tênis e um sapato (como o próprio nome define) e, assim, também passa uma imagem de estilo um pouco...indecisa. Difícil encarar um sapato social? Comece pelos modelos Oxford, que são um clássico e sempre parecem mais informais por serem de amarrar. Opte por uma versão em couro macio e fosco, assim sua impressão de estar vestindo um calçado de casamento vai ser menor.

O mocassim e o dockside – que voltou à moda – são outras duas opções àquele sapato social tradicional. Ainda, se o ambiente do seu trabalho não é tão formal, um tênis de couro, de cor lisa e escura (verde oliva, marrom café, preto, azul marinho) pode ser um bom investimento e não vai destoar do ambiente estudantil.

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Opiniões Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo