Topo

Saiba como usar meias formais, casuais, esportivas e coloridas

As combinações clássicas pedem que as meias sejam usadas na mesma cor da calça ou do sapato - Divulgação
As combinações clássicas pedem que as meias sejam usadas na mesma cor da calça ou do sapato Imagem: Divulgação

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

08/05/2012 07h02

As meias, de acordo com a maioria dos manuais de estilo, devem combinar com a calça e o sapato, para que não sejam percebidas. Porém, como a moda tem um poder de reinvenção constante, várias marcas têm apostado em deixá-las mais em evidência, com cores e estampas marcantes. E até a polêmica meia branca parece ter sido perdoada, colocando por água abaixo as regras de combinação para este acessório. 

A meia é uma das peças mais antigas do guarda-roupa, tendo sido usada pelos egípcios por volta de 500 anos a.C..Até o século 16, elas eram feitas manualmente, com seda, algodão e lã. A grande revolução aconteceu em 1589, com a invenção da máquina de tricotar, que era capaz de fazer um par seis vezes mais rápido do que à mão. No século 20, com a introdução do nylon e das fibras sintéticas, as meias ficaram mais baratas e acessíveis a todos, deixando de ser o símbolo de status e poder de outrora. 
 
Conheça as combinações clássicas 
 
Para quem é clássico, ou seja, não quer romper nenhuma convenção, as dicas para não errar na combinação são simples, tanto no estilo formal, quanto no casual ou esportivo. 
 
No modo formal, considera-se o uso do costume (paletó e calça) com as meias combinando com a cor do sapato ou da calça. O ideal é que elas fiquem discretas e ajudem a alongar a silhueta. Por exemplo, o costume marinho pode ser usado com sapato preto e meia preta, ou com sapato marrom e meias marinho. O costume cinza combina com sapato marrom e meia cinza ou marrom, assim como com sapato e meia preta.  O costume marrom deve ser usado com sapato e meia marrons, e o modelo em bege combina com sapato marrom e meia bege. 
 
Nas produções casuais, a meia deve seguir o tom do sapato. Se usar um calçado preto, use meia preta. Com  sapato marrom, prefira meia da mesma cor. Com a chegada do outono/inverno, pode-se optar por meias de padrão “argyle” (losangos), que ficam ótimas com abotinados. 
 
As meias esportivas combinam com tênis e não tem regra específica, há menos que for praticar algum esporte - neste caso, há modelos específicos para cada modalidade.  Muitos homens preferem usar os modelos sem cano, tipo sapatilha, que são ótimos para usar com bermuda ou mesmo calça nos dias mais quentes. De uma forma geral, os modelos esportivos têm o cano mais curto do que as meias sociais (exceto os meiões destinados para o futebol). 
 
  • Brainpix

    O stylist italiano Andrea Boschetti mostra como usar meia branca

A polêmica meia branca está de volta
 
Qualquer manual ou consultor de estilo dirá que a meia branca é somente para usar com tênis. Porém, com a volta do estilo “preppy”, inspirado nos uniformes das escolas preparatórias norte-americanas e inglesas, esta questão está sendo revista. 
 
Nos anos 1960, os estudantes usavam meias brancas com seus mocassins e isto virou uma febre até para os jovens rebeldes que estavam descobrindo o rock'n'roll, e que adotaram o jeans com a barra virada e meias soquete (cano mais curto) brancas.  Hoje, muitos “fashionistas” (pessoas ligadas ao mundo da moda), rappers e homens de estilo têm aderido ao modelo, assim como fez Michael Jackson na década de 1980 em diante com seu famoso “moonwalk” , no clipe da música “Billie Jean” (1983). 
 
A febre das meias coloridas
 
No Brasil, elas estão chegando devagar, mas em cidades como Londres, Paris, Nova York e Tóquio já são uma febre, usadas até com trajes formais. É uma questão de estilo e humor, porque deixa as peças muito em evidência. 
 
Este modelo apareceu por conta da onda do “color blocking” (cores em blocos), que consiste em usar camisa, calça e sapato, cada um numa cor forte e diferente. Como na moda masculina acertar nesta combinação não é tarefa fácil, as meias simplificaram a ideia. Por outro lado, o uso de calças com a barra mais curta também contribuiu para o desejo de usar meias mais ousadas.  
 
Os modelos mais em evidência para o outono/inverno são os listrados ou os com estampas que lembram gravatas. Astros como Ashton Kuchter, Harrison Ford e vários rappers já aderiram. E você, vai aderir com força a esta moda?