Moda

Site oferece versões mais baratas e sustentáveis para roupas de marcas famosas

Reprodução
"Use isto, não aquilo" - Site Fashioning Change sugere que as consumidoras comprem o vestido Love Me Again, em vez do BCBG Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

26/07/2012 18h59

Um site norte-americano decidiu incentivar o consumo de moda sustentável de uma maneira polêmica: oferecendo opções similares mais baratas a peças de marcas famosas e pouco “verdes”.

Com a iniciativa “Use isto, não aquilo”, o site “Fashioning Change” apresenta argumentos para a substituição das marcas, além do preço mais baixo, como a origem dos produtos, a presença de matérias-primas de origem animal, o uso de pesticidas, a transparência na rede de fornecedores, entre outros fatores relacionados à proteção do meio ambiente e aos direitos humanos.

O site coloca lado a lado peças similares em termos de estilo e design e lista os motivos que devem levar os internautas a praticar compras “do bem”.  Entre as marcas que não são recomendadas estão nomes fortes da moda como Calvin Klein, Chloé, Diesel, Donna Karan, Gucci, Louis Vuitton, Michael Kors, Prada e Ralph Lauren. A lista também inclui redes de fast fashion, com Zara, Forever 21 e Gap.

Comunidades artesãs do Jalapão, no Tocantins, estão entre os produtores beneficiados pela causa, fornecendo palha para os acessórios da Aurea, uma das 49 marcas recomendadas por seu comprometimento ético. A "princesa" da moda sustentável, Stella McCartney, não está entre elas.

Para navegar, os consumidores precisam se cadastrar gratuitamente e responder um questionário que ajuda a personalizar as sugestões de acordo com seu estilo e gosto pessoal.

Todas as peças sugeridas como alternativas sustentáveis estão à venda diretamente pelo “Fashioning Change”. A entrega, no entanto, é de responsabilidade de cada marca. Várias delas enviam para fora dos Estados Unidos, mas nenhuma para o Brasil.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Reuters
RedeTV! Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
Bloomberg
do UOL
UOL Mulher - Moda
RedeTV! Entretenimento
RedeTV! Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Notícias
Topo