Moda

Inverno brasileiro tem praia e peças adaptadas; especialistas dão dicas para a estação

Marlon Falcão/Fotoarena/AE
No último inverno, a queda de temperatura provocou correnteza, mas não espantou os banhistas da praia de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro Imagem: Marlon Falcão/Fotoarena/AE

Fernanda Schimidt

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/11/2012 22h14

Com temperaturas que chegam facilmente aos 30ºC, o inverno brasileiro como temporada de clima frio é quase inexistente, fazendo com que muitas das propostas tradicionais da estação sejam irreais para boa parte do país.

“Tenho sentido esse cuidado entre os estilistas. Tem muita bermuda e transparência na passarela”, diz o empresário Bruno Chateaubriand, figura conhecida da alta sociedade carioca, sobre as coleções apresentadas para o Inverno 2013 no Fashion Rio, que termina nesta sexta-feira (9).

De fato, técnicas manuais que remetem ao frio, como o tricô, receberam tratamento especial para o nosso clima, com combinações leves. É o caso das coleções de Nica Kessler e Oh, Boy!, por exemplo.

“Não temos estações blocadas e bem definidas. Então, vestimos a mesma coisa em todas elas”, justifica a consultora Gloria Kalil.

TEMPERATURA MÉDIA EM JULHO, O MÊS MAIS FRIO

Belém (PA)22º a 32ºC
Curitiba (PR)8º a 19ºC
Goiânia (GO)13º a 29ºC
Manaus (AM)22º a 31ºC
Natal (RN)21 a 28ºC
Palmas (TO)18º a 33ºC
Porto Alegre (RS)11º a 19ºC
Rio de Janeiro (RJ)18º a 26ºC
Salvador (BA)21º a 26ºC
São Paulo (SP)12º a 22ºC
  • Fonte: The Weather Channel

Ávidos por frio ou por um look com “cara de frio” – fruto de uma admiração do estilo europeu –, muitos brasileiros tendem a ser vestir demais no inverno do lado de cá da linha do Equador. Mas não exagerar na dose é fácil. “A sobreposição é uma beleza, porque você vai tirando as camadas à medida que sente calor. Comece sempre com uma camiseta curta”, sugere a jornalista Heloísa Marra. Ela indica as peças que são fáceis de carregar quando fora do corpo, como o moletom, que pode ser amarrado à cintura. “É bom evitar peças pesadas, como sobretudos e trench coats. Prefira algo mais molinho”, completa

Já o colunista Bruno Astuto veta as peças de pele animal. “É uma das coisas que não viajam bem. Pele fora do hemisfério norte é como acarajé fora da Bahia”, compara.

Praia, sempre

A estação é ótima também para ir à praia. “Adoro o Rio no inverno, quando o mar está tranquilo, o céu, limpo e a temperatura, mais amena”, afirma Astuto.

Mesmo em dias frios, o promoter Amin Khader não deixa a orla carioca, onde costuma se exercitar ao lado de celebridades. “É só colocar um moletom, correr para emagrecer e ser feliz, porque no dia seguinte tem sol de novo”, diz.

Adepta da natação, no mar ou na piscina, Heloísa indica os collants e maiôs com perna, tipo macaquinhos. “As peças de surfista também têm muito a ver com o frio”, afirma a jornalista. A relação entre o esporte e a moda tem aparecido com freqüência nas passarelas das últimas temporadas, na forma de neoprene em propostas urbanas.

Chateaubriand, no entanto, tem uma dica de caráter prático: “leve um bom guarda-chuva, porque frio no Rio quer dizer que vem água”.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Moda
Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo