Topo

Saiba como arrasar na festa da empresa sem abrir mão da moda

Você pode usar transparência na festa da empresa, desde que descarte peças que esbanjam sensualidade, como a usada por Sabrina Sato, e opte por transparências discretas, como as de Katie Holmes e Madonna - Zanone Fraissat - 15.06.2012/Folhapress e  Getty Images
Você pode usar transparência na festa da empresa, desde que descarte peças que esbanjam sensualidade, como a usada por Sabrina Sato, e opte por transparências discretas, como as de Katie Holmes e Madonna Imagem: Zanone Fraissat - 15.06.2012/Folhapress e Getty Images

Isabela Noronha

Do UOL, em São Paulo

14/12/2012 07h00

Engana-se quem pensa que montar um look para a festa de fim de ano da empresa é tirar do armário as peças mais monotónas. Mais do que possível, é recomendado que você invista em um visual caprichado, com toques fashion, para encontrar os colegas, o chefe e o chefe do chefe nessa ocasião. "As pessoas têm que sentir que você se preocupou em se arrumar. Valorize-se, pois estará sendo observada", diz a consultora de estilo Titta Aguiar, autora de "Moda Artesanal Brasileira na Visão de um Personal Stylist" (Editora Senac São Paulo).

O único perigo é, você sabe, exagerar. Ninguém quer pagar de perua ou periguete na frente da empresa inteira, afinal de contas, a segunda-feira está logo ali. Para um look elegante que aproveita as tendências que as principais lojas do país exibem nas vitrines, fique ligada nas dicas:

Transparências

É uma aposta arriscada – quando muito ousada, a transparência deixa o visual vulgar. Porém, investir em uma peça assim pode valer a pena.  "A transparência deixa a pessoa mais festiva e feminina", afirma Cristina Zanetti, personal stylist da Oficina de Estilo. Para escolher a sua, prefira as que deixam partes discretas do corpo à vista, como o braço, e evite aquelas que mostram demais, como as costas inteiras. "O ideal é que o umbigo não apareça", diz Cristina. Já comprou a sua e viu agora que exagerou? Coloque um top ou uma regatinha por baixo, evitando contrastes – nada de top preto com blusa branca. E deixe aquele sutiã bonito para as festas com amigos e família: seus colegas não precisam conhecer suas roupas íntimas, por mais comportadas que elas sejam.

Paetês

  • AgNews e Getty Images

    Vestidos curtos de paetês, como de Sophie Charlotte, estão em alta. Entretanto, para a festa da empresa, prefira manter as lantejoulas e brilhos a detalhes ou a algumas peças, como a jaqueta de Elisa Sednaoui e a blusa de Selena Gomez

Devem ser usados com cuidado, de preferência à noite. "É uma roupa muito glamurosa. Use só a saia ou só a camisa com paetês", sugere Silvana Bianchini, dona da Dresscode, empresa especializada em consultoria de imagem. Para combinar, o melhor são acessórios mais discretos: brincos ou colares chamativos deixarão o look carregado. Uma opção mais segura se você curte brilhos é deixá-lo para os detalhes – a gola da blusa ou o salto do sapato – ou investir no tricô de lurex. "Ele permite um brilho no brinco ou colar", diz Silvana. 

Fenda

Vale usar somente as funcionais. "A fenda que não é sexy demais é aquela que permite o movimento – ela tem uma função, que é dar conforto", diz Silvana. Em uma saia lápis, por exemplo, a fenda é necessária para você conseguir se sentar – é como a abertura do paletó do terno para o homem. "Agora, uma fenda que rasgue até o meio da coxa, não é funcional. Essa a gente tem de evitar", ensina a consultora de imagem.

Saia longa

  • Francisco Silva - 25.nov.2010/AgNews, Michael Buckner - 01.ago.2007/Getty Images e Orlando Oliveira - 28.out.2010/AgNews

    Cleo Pires pecou na escolha da saia longa. Por não ser muito alta, ela deveria ter apostado em um modelo reto, como o de Mary-Kate Olsen (centro), que a deixaria mais longilínea. Por outro lado, as mais altas podem abusar das saias estampadas e volumosas, como Carolina Ferraz (direita)

É uma ótima opção para compor o look na festa da empresa, pois deixa você elegante e na moda. Escolha uma com caimento de acordo com seu tipo físico. Se você for baixinha, use com um salto, de preferência, mais grosso. E prefira aquelas não são muito rodadas, para evitar o volume. Quem estiver um pouco acima do peso deve escolher modelos retos, de cores mais escuras e sem brilhos, para não ressaltar o quadril. 

Decotes

A mesma lógica do conforto vale para os decotes. Aliás, conforto não só para você, mas para todos que estão na festa. Evite situações constragedoras. "E se você estiver com uma blusa decotada e, ao cumprimentar o seu chefe na mesa, o seio escapar?" brinca Cristina. Segundo ela, uma boa medida para o limite do decote é a linha entre as duas axilas. Agora, se usar blusas mais cavadas faz parte do seu estilo, prefira aquelas de alças largas – blusas de alcinha com decotes generosos podem ficar vulgar. 

 

Saia mullet

  • Brainpix e Getty Images

    Repare como Karolina Kurkova e Chelsea Handler ficam mais sensuais com as saias de cortes menos suaves. Prefira uma mullet mais discreta, como a de Paris Hilton (esquerda)

A saia mullet – aquela que tem a parte da frente mais curta que a de trás – só deve ser usada se tiver um corte suave para não ficar sensual demais, ensina Titta Aguiar. Lembre: o menor comprimento de uma saia para se usar no ambiente profissional sem perder a elegância é um palmo acima do joelho.

Maxicolar

  • Divulgação/TV Globo

    Aposte no maxicolar para incrementar o visual

O maxicolar é um acessório poderoso, que chama atenção. "Se quiser colocar um muito brilhante, tem de equilibrar com uma roupa discreta", sugere Titta Aguiar. Uma boa maneira de usá-lo é para acender um look tradicional, como saia preta e blusa branca. "Um maxicolar colorido dá um ar de modernidade a esse look, mas ao mesmo tempo você estará discreta", diz Titta. E, na hora de colocá-lo, alguns tipos físicos pedem mais atenção: quem tem pescoço curto e mais grosso, deve deixar o colar mais frouxo, na altura do colo. As mulheres que tem pescoço fino e seios fartos devem prendê-lo mais próximo ao pescoço e, para aquelas com seios fartos e pescoço curto, o melhor é optar por um acessório mais discreto ou mesmo descartar o colar.    
 
Salto meia-pata ou plataforma
Ao escolher o sapato, use no máximo o salto de 9 centímetros. "A partir daí, é difícil andar com naturalidade e você pode perder o equilíbrio", diz Silvana. Além disso, com um salto muito alto, há sempre o risco de parecer sexy demais. "Um salto 9 todos julgarão elegante. Agora, uma plataforma já começa a dividir opiniões. Eu deixaria um salto de 15 centímetros para uma balada com amigos", aconselha a consultora de imagem.
 

Para eles

  • Getty Images

    Homens podem combinar jeans com paletó e até mesmo substituir a camisa por uma camiseta divertida no terno. Mas deixe a calça descolada, como a de Ricky Martin (esquerda), para a balada com amigos

Homens também têm de fugir dos exageros: um visual muito ‘relax’ passa a imagem de profissional descuidado. Basta seguir as dicas abaixo para evitar gafes na frente dos colegas.
 
Camisa muito estampada
É melhor evitar, pois elas deixam o look muito informal. O ideal é vestir uma camisa de algodão mais lisa –  que pode ser usada para fora da calça – e um blazer. "Se o blazer for ‘slim fit’ fica ótimo", diz Titta. Mas procure não misturar um tecido mais duro com um mais leve. "Não fica legal combinar um terno risca de giz com o jeans", completa a consultora de estilo.  
 
Cintos grossos
Eles dão um toque descolado ao look e são ótima opção para jantares mais despojados, almoços ou churrascos. Valem os modelos com detalhes, coloridos ou em tressê. Porém, se o encontro da sua empresa for mais formal e pedir terno, aposte no tradicional: vá de cinto de couro.
 
Sapatênis
Use se a festa da empresa for um almoço ou jantar informal. Para ocasiões mais formais, principalmente se for usar terno, prefira um sapato de couro. "Uma peça de roupa pede outra. É importante tudo estar em harmonia", diz Silvana. Evite sandálias de dedo, papetes ou outro calçado que deixe o pé à mostra até em churrascos: elas farão o chefe pensar que você está um pouco à vontade demais.